PUBLICIDADE

Coronavírus

Portugal pode receber vacina 3 dias após aprovação da UE

Pfizer afirmou que pode distribuir o imunizante no país europeu

2 dez 2020 - 13h58
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A unidade portuguesa da Pfizer disse nesta quarta-feira que a farmacêutica pode distribuir sua vacina contra covid-19 no país ibérico três dias depois de a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) conceder sua aprovação.

Ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido 
16/07/2020
Tobias Schwarz/Pool via REUTERS
Ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido 16/07/2020 Tobias Schwarz/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

"Uma vez aprovada, e uma vez que saibamos... onde as vacinas devem ser entregues, levaremos as vacinas a estes lugares em um máximo de três dias", disse Susana Marques, diretora médica da Pfizer Portugal, à televisão RTP.

Na terça-feira, a EMA disse que pode completar suas análises de candidatas a vacinas até 29 de dezembro se farmacêuticas como a Pfizer tiverem lhe fornecido dados suficientes.

A ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, disse no mês passado que espera que o país esteja pronto para começar a distribuir vacinas já em janeiro.

O governo deve anunciar sua estratégia de vacinação na quinta-feira. Um grupo de especialistas decidirá quais grupos deverão receber primeiro a vacina e também analisará a logística da distribuição, do transporte ao armazenamento.

O Ministério da Saúde disse que o país de cerca de 10 milhões de habitantes tem contratos para comprar 22 milhões de doses de vacinas, sem especificar de quais ou quantos fabricantes.

O Reino Unido aprovou a vacina contra Covid-19 da Pfizer nesta quarta-feira, passando na frente de Estados Unidos e Europa e se tornando o primeiro país ocidental a endossar formalmente o medicamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade