PUBLICIDADE

Coronavírus

OMS negocia vacina Sputnik V para covid com instituto russo

Imunizante é 92% eficaz na proteção contra a covid-19 de acordo com os resultados dos testes provisórios

12 nov 2020 - 13h00
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está em negociações com o instituto russo que desenvolveu a candidata à vacina Sputnik V contra a covid-19 a respeito de sua potencial aplicação para lista de uso de emergência, informou a agência nesta quinta-feira.

Ampolas da potencial vacina russa contra Covid-19 Sputnik-V
12/10/2020
REUTERS/Tatyana Makeyeva
Ampolas da potencial vacina russa contra Covid-19 Sputnik-V 12/10/2020 REUTERS/Tatyana Makeyeva
Foto: Reuters

A vacina russa Sputnik V é 92% eficaz na proteção contra a covid-19 de acordo com os resultados dos testes provisórios, afirmou o fundo soberano do país na quarta-feira

A OMS, em um comunicado à Reuters, disse: "A OMS entrou em contato com o Instituto de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, que expressou interesse em se inscrever para a lista de uso de emergência da OMS."

"Esperamos receber os dados da candidata à vacina Sputnik V. Se um produto submetido para avaliação atender aos critérios de listagem, a OMS divulgará os resultados amplamente", acrescentou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao autorizar uso emergencial à vacina, a OMS estaria efetivamente recomendando sua aplicação aos Estados membros. O procedimento agiliza o processo pelo qual vacinas e outros produtos novos e não licenciados podem ser usados em emergências.

A OMS, que está apoiando o desenvolvimento acelerado de vacinas para conter a pandemia, ainda não pré-qualificou nenhuma vacina experimental nem divulgou uma lista de uso emergencial.

Os resultados da Rússia são apenas os segundos de um teste em humanos em estágio final, anunciados rapidamente após dados divulgados pela Pfizer Inc e pela BioNTech na segunda-feira, que informaram que sua imunização é mais de 90% eficaz.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade