PUBLICIDADE

Coronavírus

'Não há motivos para ter suspeitas sobre vacinas', diz OMS

Diretor de emergências afirmou que é necessário aguardar os resultados para classificar as imunizações quanto à eficácia e à segurança

10 ago 2020 - 08h52
(atualizado às 09h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse nesta segunda-feira, 10, que as vacinas contra covid-19 ainda estão em testagem, portanto não é necessário colocar dúvidas sobre alguns candidatos a imunizantes.

Frascos rotulados como vacinas em foto de ilustração
10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Frascos rotulados como vacinas em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

"Neste momento, não precisamos levantar suspeitas sobre qualquer vacina", afirmou Ryan após ser questionado sobre a postura do presidente Jair Bolsonaro em relação à imunização desenvolvida pela China. "O que precisamos fazer é olhar para eficácia e segurança dos testes".

O diretor também declarou que o Brasil ainda está sustentando um alto nível de transmissão e novos casos na pandemia, com 50 a 60 mil infecções sendo registradas todos os dias. 

Ele apontou que, embora o País tenha achatado a curva de infecções do novo coronavírus, ela não está abaixando, o que coloca grande pressão nos sistema de saúde. "Numa situação assim, a hidroxicloroquina não é uma bala de prata ou uma solução", respondeu após também ser perguntado sobre o medicamento.

Ryan acrescentou que cada nação tem soberania para decidir os tratamentos que julgar apropriados, mas ressaltou que, em todos os estudos controlados, a hidroxicloroquina não se provou eficaz contra covid-19.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade