PUBLICIDADE

Coronavírus

Leve queda em novos casos não é para comemoração, diz Opas

Entidade declarou que mortes no continente pelo novo coronavírus correspondem a 64% do total mundial

18 ago 2020 - 13h36
(atualizado às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor-assistente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, afirmou nesta terça-feira, 18, que discreta tendência de queda no número de novos casos de covid-19 em alguns países na América Latina não significa melhora efetiva.

Jovens aproveitam pôr do sol no Rio de Janeiro em meio à pandemia de Covid-19
08/08/2020 REUTERS/Pilar Olivares
Jovens aproveitam pôr do sol no Rio de Janeiro em meio à pandemia de Covid-19 08/08/2020 REUTERS/Pilar Olivares
Foto: Reuters

"Há países que começaram, ao menos nas últimas duas semanas, a demonstrar tendência discreta de redução no número de casos, mas não há nada para se comemorar", disse Barbosa durante coletiva de imprensa do braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas.

Ele acrescentou que os países devem continuar trabalhando e aplicando as medidas recomendadas para atingir a supressão da transmissão comunitária do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O diretor também explicou que, muitas vezes, os números referentes a uma nação não refletem o que está acontecendo internamente, já que um estado ou região pode apresentar diminuição de casos enquanto outro enfrenta aumento.

Barbosa indicou que as autoridades nacionais avaliem a situação da pandemia por localidades menores para, inclusive, aplicar medidas com mais precisão.

A diretora da Opas, Carissa Etienne, afirmou que as Américas já somam 11,5 milhões de casos de Sars-CoV-2 e os óbitos no continente correspondem a 64% do total mundial. "A região continua a carregar a carga mais pesada da covid-19 mundialmente".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade