PUBLICIDADE

Coronavírus

Filmes em streaming poderão concorrer ao Oscar em 2021

A medida será tomada em caráter excepcional devido a pandemia do coronavírus. A regra prescreverá assim que os cinemas reabrirem nos EUA

28 abr 2020 - 20h32
(atualizado às 20h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Estatueta do Oscar
08/02/2020
REUTERS/Mike Blake
Estatueta do Oscar 08/02/2020 REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters

Os organizadores do Oscar anunciaram nesta terça-feira que filmes lançados apenas em plataformas de streaming ou de vídeo sob demanda enquanto os cinemas estão fechados por conta da pandemia de coronavírus poderão concorrer na premiação do ano que vem. 

A mudança temporária, que se aplica apenas para o Oscar do ano que vem e prescreve quando os cinemas forem reabertos pelos Estados Unidos, foi anunciada em nota pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Anteriormente, um filme precisava ser exibido em um cinema em Los Angeles por ao menos sete dias para que fosse permitido a concorrer ao Oscar. 

"A Academia acredita firmemente que não melhor maneira de experimentar a mágica dos filmes do que assisti-los em um cinema. Nosso compromisso com isso não mudou e não se abalou.

Apesar disso, a pandemia histórica e trágica de Covid-19 necessita dessa exceção temporária para as regras de elegibilidade dos nossos prêmios", disseram o presidente David Rubin e a diretora-executiva Dawn Hudson em referência à doença causada pelo vírus. 

Cinemas por todos os Estados Unidos fecharam as portas em meados de março, forçando o adiamento de grandes lançamentos cinematográficos. Alguns foram diretamente lançados diretamente em plataformas de streaming ou de vídeo sob demanda. 

As principais cadeias de cinemas do país --AMC, Regal e Cinemark-- disseram que não esperam reabrir até o final de junho ou julho. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade