PUBLICIDADE

Facebook tira do ar rede vinculada a grupo anti-isolamento

O Querdenken é um movimento que protesta contra medidas de restrição social impostas na Alemanha durante período de pandemia

16 set 2021 15h51
| atualizado às 15h59
ver comentários
Publicidade
Markus Haintz, advogado do grupo Querdenken, durante atos contra medidas para combater a pandemia em Berlim, na Alemanha
Markus Haintz, advogado do grupo Querdenken, durante atos contra medidas para combater a pandemia em Berlim, na Alemanha
Foto: Christian Mang / Reuters

O Facebook removeu contas vinculadas a um grupo contrário a medidas de isolamento social na Alemanha e anunciou uma iniciativa contra campanhas coordenadas por usuários que causem danos dentro e fora de suas plataformas.

A empresa tem trabalhado nos últimos meses para combater "danos sociais coordenados", afirmou o diretor de políticas de segurança, Nathaniel Gleicher, na quarta-feira, 15.

Gleicher afirmou que estas campanhas normalmente envolvem redes altamente organizadas de usuários reais que sistematicamente violam as políticas da rede social para causar danos.

O Querdenken é um movimento que protesta contra medidas de isolamento impostas na Alemanha.

O Facebook afirma que a rede operada por indivíduos associados ao Querdenken publicou informações mentirosas sobre temas de saúde, além de discurso de ódio e que tem incitado a violência. A empresa também afirmou que o grupo é vinculado a atos de violência física fora da plataforma e danos sociais relacionados à pandemia.

Representantes do Querdenken não comentaram o assunto.

O Facebook, porém, afirmou que não está proibindo o Querdenken de suas plataformas. A empresa afirmou que bloqueou os domínios do grupo de serem compartilhados e derrubou menos de 150 contas do Facebook e do Instagram.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade