PUBLICIDADE

Coronavírus

EUA afirmam que coronavírus 'não foi criado pelo homem'

Trump fez insinuações contra a China sobre origem do vírus

30 abr 2020 - 13h33
(atualizado às 13h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Os serviços de Inteligência do governo dos Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 30, que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) "não foi criado pelo homem ou modificado geneticamente em laboratório".

Amostrar do remédio remdesivir da Gilead Sciences em instalação da empresa na Califórnia.
11/03/2020
Gilead Sciences Inc/Handout via REUTERS
Amostrar do remédio remdesivir da Gilead Sciences em instalação da empresa na Califórnia. 11/03/2020 Gilead Sciences Inc/Handout via REUTERS
Foto: Reuters

A informação foi repassada pelos diretores das agências de Inteligência, que coordenam o trabalho de todos os órgãos nacionais, como a CIA e a NSA. Agora, os especialistas buscam determinar "se a pandemia começou pelo contato com animais infectados" ou se ela foi causada por "algum problema em um laboratório de Wuhan", a cidade chinesa onde os primeiros casos foram relatados.

A informação vai no mesmo sentido de outra pesquisa, feita pelo Scripps Research Institute e publicada na revista "Nature Medicine" no dia 26 de março, de que o Sars-CoV-2 era incontestavelmente um vírus natural. Naquele momento, os pesquisadores informaram que era preciso entender como "um vírus animal fez um salto de espécie para infectar o homem de maneira tão eficaz" para prevenir esse tipo de epidemia no futuro.

Por diversas vezes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insinuou que a China poderia estar por trás da criação da pandemia, seguindo diversas teorias da conspiração que haviam sido divulgadas até por pessoas ligadas ao governo de Jair Bolsonaro.

Veja também:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade