PUBLICIDADE

Coronavírus

Estudo da Pfizer vai vacinar população de cidade no PR

A Pfizer disse que o objetivo é estudar o comportamento da covid-19 em um "cenário de vida real" após a população ter sido vacinada

6 out 2021 - 10h48
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Frascos da vacina Pfizer-BioNTech contra Covid-19 em Genebra
03/02/2021 REUTERS/Denis Balibouse
Frascos da vacina Pfizer-BioNTech contra Covid-19 em Genebra 03/02/2021 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

A Pfizer estudará a eficácia de sua vacina contra a covid-19 imunizando toda a população com mais de 12 anos na cidade de Toledo, no Paraná, informou a empresa nesta quarta-feira (6). A cidade tem uma população de 143 mil habitantes e fica no oeste do Estado. O estudo será feito em conjunto com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), autoridades locais de saúde, o Hospital Moinho de Vento e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

"Aqui a gente acredita na ciência e lamentamos as quase 600.000 mortes que aconteceram no Pais", disse em entrevista coletiva o prefeito de Toledo, Beto Lunitti (MDB).

A Pfizer disse que o objetivo é estudar o comportamento da covid-19 em um "cenário de vida real" após a população ter sido vacinada.

"A iniciativa será a primeira e única nesses moldes a ser realizada com a colaboração da farmacêutica em países em desenvolvimento", informou a Pfizer em comunicado.

O pesquisador do Hospital Moinho de Vento Regis Goulart Rosa disse em entrevista coletiva que o estudo buscará validar os resultados de eficácia obtidos nos estudos clínicos da vacina e será uma oportunidade para acompanhar no longo prazo os vacinados, que serão monitorados por até um ano.

Além disso, afirmou ele, será uma oportunidade para validar questões ainda não determinadas pelas pesquisas com as vacinas contra a covid-19, como a duração da proteção conferida pelos imunizantes e como eles protegem contra novas variantes.

Estudos similares já estão em andamento com a vacina contra covid-19 CoronaVac, na cidade de Serrana (SP) e realizado pelo Instituto Butantan, e com a vacina da AstraZeneca, em Botucatu (SP) liderado pelo Ministério da Saúde.

No final de maio, o Butantan afirmou que a vacinação em massa com a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, reduziu em 95% as mortes por covid-19 em Serrana. O instituto disse que também está estudando a aplicação de uma terceira dose da vacina na cidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade