PUBLICIDADE

Coronavírus

CPI da Covid protocola convocação de ex-presidente da CBF

Marco Polo Del Nero, dirigente banido pela Fifa, pode comparecer à CPI a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

23 ago 2021 - 13h31
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Há um fantasma que vira e mexe assombra boa parte dos dirigentes de futebol do País. Chama-se CPI. Normalmente, atinge a cúpula de entidades do futebol, como a CBF e as federações estaduais. Não é à toa que vários deles estão bem atentos aos movimentos da CPI da Covid. Um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolado na secretaria da CPI, pede a convocação do ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Banido do futebol pela Fifa em 2018, por escândalos de corrupção, Del Nero teria de dar informações sobre ações do empresário Francisco Maximiano, dono da empresa Precisa Medicamentos, que negociou a vacina Covaxin com o Ministério da Saúde.

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo Del Nero deve prestar esclarecimentos na CPI da Covid
22/10/2015
REUTERS/Sergio Moraes/File Photo
Ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo Del Nero deve prestar esclarecimentos na CPI da Covid 22/10/2015 REUTERS/Sergio Moraes/File Photo
Foto: Reuters

A motivação para ouvi-lo é de sua de suposta proximidade com Maximiano, como revelam documentos que mostram que o empresário já contratou os serviços do escritório Marco Polo Del Nero Advogados Associados, do qual o ex-presidente da CBF é sócio, por cifras milionárias.

Com Del Nero numa CPI, tudo o que vários presidentes de federações estaduais querem é distância. Temem que ele se enrole e passe também a ser investigado por crimes relatados pelos senadores Randolfe e Romário (PL-RJ) na CPI do Futebol em 2015 e 2016 – lavagem de dinheiro, estelionato, crime contra a ordem tributária, organização criminosa, crime contra o sistema financeiro nacional e crime eleitoral – todos negados pela defesa de Del Nero. Nesse cenário, essas entidades poderiam também virar alvo.

O requerimento de Randolfe deve ser apreciado nesta semana em sessão deliberativa da CPI e tende a ser aprovado.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, fotos, ilustrações, áudios, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade