PUBLICIDADE

Coronavírus

CPI apura tratamento precoce pela Prevent Senior nesta 5ª

Segundo Humberto Costa, diversos usuários da operadora de saúde têm procurado os membros da CPI para denunciar essa política

16 set 2021 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários
Hospital da rede Prevent Senior em São Paulo (SP) 
REUTERS/Rahel Patrasso
Hospital da rede Prevent Senior em São Paulo (SP) REUTERS/Rahel Patrasso
Foto: Reuters

A CPI da Covid ouve nesta quinta-feira, 16, o diretor executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior. A comissão quer investigar a empresa sobre uma possível pressão para que os médicos conveniados prescrevessem medicamentos do chamado tratamento precoce para a covid-19, sem eficácia e segurança comprovada, além de denúncias de pacientes da operadora, que teriam sido assediados para aceitar o tratamento precoce.

O autor da convocação, senador Humberto Costa (PT-PE), ressaltou que a aquisição, distribuição e indução ao uso dos medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina - “que compõem com outros medicamentos o chamado 'kit covid' e a terapêutica do tratamento precoce eleita pelo governo federal como política pública para enfrentamento da covid-19, por diretriz do presidente Jair Bolsonaro -, revela inadequado investimento de recursos públicos em medida sanitária desprovida de respaldo científico”, avalia o senador.

De acordo com o parlamentar, que trouxe o caso para conhecimento do colegiado, a denúncia é objeto de avaliação no Tribunal de Contas da União, no âmbito de processo que está sendo movido por um grupo de profissionais médicos ligados à empresa.

Segundo Humberto Costa, diversos usuários da Prevent Sênior têm procurado os membros da CPI para denunciar essa política, e transcreveu no documento uma das mensagens recebidas:

“A divulgação desses medicamentos imbui nas pessoas a falsa crença de que existe prevenção medicamentosa, tratamento e cura para a covid-19, acentuando a negligência com medidas recomendadas cientificamente de distanciamento e isolamento social e uso de máscaras. Em abril de 2020, o governo federal aplicou recursos da ordem de R$ 1,1 milhão pelo Ministério da Defesa para a produção de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina pelo Laboratório Químico Farmacêutico do Exército para tratamento da covid-19.”

Depoente pode não aparecer

Apesar de notícias na manhã desta quinta-feira apontarem que Pedro Batista Jr., diretor-executivo da Prevent Senior, não comparecerá à CPI, o senador Humberto Costa mantém a expectativa do depoimento, mesmo que o Senado tenha que recorrer ao Judiciário para que ele seja trazido compulsoriamente à comissão. "Não há justificativa para que ele não venha hoje", disse o senador.

Pedro Benedito Batista Júnior tem decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá o direito não responder a perguntas que possam incriminá-lo. O habeas corpus foi concedido pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O que pesa sobre a Prevent Senior

Prescrição de ivermectina, hidroxicloroquina e proibição de uso de protocolos recomendados como terapia contra a covid-19: veja no vídeo abaixo as acusações contra a Prevent Senior. A CPI já pediu que autoridades, entre elas o Conselho Federal de Medicina, investiguem a conduta da empresa do ramo de saúde sediada em São Paulo:

Com informações da Agência Senado

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade