PUBLICIDADE

Coronavírus

Companhia italiana descobre como detectar covid-19 pelo som

Presidente da Neosperience afirma que sistema pode detectar sons característicos de doenças respiratórias tem mais de 80% de precisão

23 mar 2021 - 11h21
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A companhia italiana Neosperience desenvolveu uma maneira de detectar infecções por covid-19 analisando a fala ou tosse de uma pessoa, disse a empresa de software. O anúncio fez as ações da empresa dispararem nesta terça-feira, 23.

Paciente com Covid-19 intubado na UTI do Hospital São Paulo, em São Paulo
17/03/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Paciente com Covid-19 intubado na UTI do Hospital São Paulo, em São Paulo 17/03/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

O presidente da Neosperience, Dario Melpignano, disse que o sistema, que detecta sons característicos de doenças respiratórias, tem mais de 80% de precisão.

O projeto foi desenvolvido com parceiros e usando inteligência artificial embutida em uma plataforma de computação em nuvem chamada Neosperience Health Cloud, usada para analisar radiografias, afirmou a empresa em um comunicado.

As ações da Neosperience chegaram a disparar quase 18%.

"É apenas o início de um projeto que tem um potencial incrível porque o processamento desse tipo de dado pode ser usado efetivamente como um teste de triagem", disse Alessandro Nizardo Chailly, presidente da Capsula, sócia da Neosperience.

O modelo de registro e análise pode ajudar a detectar e diagnosticar uma ampla gama de patógenos, acrescentou o consultor científico da Capsula, Giuseppe Andreoni.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade