PUBLICIDADE

Coronavírus

Cidade onde pandemia começou na Itália registra novos casos

Prefeito de Codogno disse temer uma "contratendência" do contágio de coronavírus

27 mar 2020 - 10h54
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Codogno, onde foi descoberto o primeiro caso de transmissão interna do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália, voltou a registrar contágios.

Codogno, na Lombardia, é a cidade onde começou a pandemia do coronavírus na Itália
Codogno, na Lombardia, é a cidade onde começou a pandemia do coronavírus na Itália
Foto: AFP / Ansa

O município de 16 mil habitantes fica na Lombardia, epicentro da pandemia no país, e havia conseguido zerar os novos casos há cerca de 15 dias.

No entanto, em entrevista ao jornal Corriere della Sera, o prefeito Francesco Passerini anunciou a descoberta de mais seis pessoas contaminadas. "Temos seis positivos a mais. Nos últimos dias, estávamos parados em 268 casos", declarou.

Codogno e outras 10 cidades do norte do país foram colocadas em quarentena total em 23 de fevereiro, inclusive com toque de recolher, e só saíram dessa condição no dia 8 de março, quando o primeiro-ministro Giuseppe Conte editou um decreto impondo restrições à circulação na Lombardia e em províncias de outras quatro regiões. O mesmo texto determinou o fim da quarentena em Codogno, que, assim como as outras 10 cidades, passou a se adequar às novas normas impostas pelo governo, um pouco menos rígidas que o isolamento total que vigorava até então. O decreto, mais tarde estendido a todo o país, permite que cidadãos saiam de casa em algumas situações, como para comprar alimentos e por motivos de trabalho, saúde ou familiares.

"Os dados de ontem [quinta] dizem respeito a um único dia e devem ser vistos com prudência, mas espero que não seja o início de uma contratendência", disse Passerini. Uma das hipóteses, segundo o prefeito, é que laboratórios tenham analisado exames que estavam parados havia alguns dias.

"De qualquer maneira, a tendência em longo prazo é de diminuição, e isso significa que a 'zona vermelha' funcionou. Nós não abaixamos a guarda", acrescentou. Até o momento, a Itália contabiliza 80,5 mil casos de Sars-CoV-2 e 8,1 mil mortes.

Veja também:

Como brasileiros na Europa vivem isolamento por coronavírus:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade