PUBLICIDADE

Coronavírus

Bolsonaro: Protocolo da cloroquina será assinado na quarta

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, vai assinar protocolo para uso da cloroquina

19 mai 2020 - 19h59
(atualizado às 20h18)
Compartilhar
Exibir comentários
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello
Foto: EDU ANDRADE / FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (19) que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, vai assinar na quarta-feira (20) novo protocolo para ampliar a recomendação do uso da cloroquina por pacientes da Covid-19, apesar da falta de comprovação científica de eficácia do medicamento.

Bolsonaro disse ter uma "caixinha" do remédio guardada caso sua mãe de 93 anos necessite, e citou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na véspera utilizar a medicação de forma preventiva contra o novo coronavírus.

O novo protocolo do Ministério da Saúde vai ampliar a recomendação do uso da cloroquina para pacientes na fase inicial da Covid-19, enquanto o atual protocolo diz que o remédio deve ser utilizado apenas em casos graves da doença provocada pelo novo coronavírus.

O presidente afirmou ainda, em entrevista pela internet ao Blog do Magno, que pretende deixar Pazuello à frente da pasta por enquanto, após o pedido de demissão de Nelson Teich na semana passada em meio a diferenças com Bolsonaro quanto ao protocolo da cloroquina.

Mais cedo esta terça-feira, o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Marcos Espinal, reiterou que não há evidência científica até o momento para recomendar o uso da cloroquina contra a Covid-19, e disse que a recomendação da agência é que não se utilize o remédio para tratar a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade