PUBLICIDADE

Coronavírus

Bolsonaro diz esperar reabertura rápida após dados da OMS

Entidade divulgou um estudo de pequeno porte sobre contágio por assintomáticos que aponta baixo risco de transmissão do novo coronavírus

9 jun 2020 - 09h06
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, 9, que espera ver o país voltar à normalidade de antes da epidemia de coronavírus depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que pacientes assintomáticos da Covid-19 parecem ter risco muito baixo de transmitir a doença.

Presidente Bolsonaro após reunião no Ministério da Defesa
29/05/2020
REUTERS/Adriano Machado
Presidente Bolsonaro após reunião no Ministério da Defesa 29/05/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Segundo o presidente, em sua fala de abertura da reunião do Conselho de Ministros, o "pânico que foi pregado lá atrás pela grande mídia pode agora começar a se dissipar" com as novas informações sobre esse baixo risco de transmissão.

A OMS, na verdade, informou que "parece haver" baixa transmissibilidade de assintomáticos e citou por enquanto apenas um estudo de pequeno porte feito pela China. A chefe do programa de emergências da entidade, Maria van Kerkhove, ressaltou depois, em sua conta no Twitter que há diferenças entre assintomáticos e pré-sintomáticos --pessoas que ainda não têm sintomas, mas vão desenvolvê-los. Essas pessoas transmitem mais intensamente no início da contaminação.

Bolsonaro passou a defender novamente o fim do isolamento social com mais vigor depois dessas informações. "Quem sabe poderemos voltar à normalidade que tínhamos no começo deste ano", disse Bolsonaro ao abrir a reunião.

Apesar do estudo citado, a OMS não reviu a necessidade de isolamento social para frear a disseminação do vírus.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade