PUBLICIDADE

Coronavírus

Anvisa revoga autorização de medicamento contra covid-19

Segundo a agência não há dados que comprovem a eficácia da terapia com anticorpos banlanivimabe e etesevimabe contra a Ômicron

15 fev 2022 - 19h31
(atualizado às 19h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu revogar a autorização de uso emergencial da associação dos anticorpos banlanivimabe e etesevimabe, da empresa Eli Lilly, para o tratamento de covid-19, informou o órgão nesta terça-feira.   

O medicamento havia obtido autorização de uso emergencial em 13 de maio de 2021 e, conforme comunicado da Anvisa, tinha indicação para o tratamento da covid-19 nas formas leve a moderada, em adultos e crianças com 12 anos ou mais e pelo menos 40 quilos, com pacientes que deveriam apresentar alto risco de progressão da doença para a forma grave ou que pudesse levar à necessidade de internação.  

A Anvisa disse que decidiu revogar a autorização da medicação diante da insuficiência de dados que comprovem a eficácia da terapia contra a variante Ômicron, e em meio ao contexto epidemiológico da pandemia no país.   

Sede da Anvisa em Brasília
23/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Sede da Anvisa em Brasília 23/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

"Nesse sentido, é importante esclarecer que está autorizado somente o uso dos estoques remanescentes da pesquisa clínica ou importados antes dessa revogação, exclusivamente para os pacientes contaminados com variantes do Sars-CoV-2 sabidamente suscetíveis a esses medicamentos e sob avaliação médica", acrescentou a agência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade