PUBLICIDADE

Temporais no interior da Bahia

Condições para chuva diminuem no fim de semana

4 jan 2018 - 21h34
Compartilhar
Exibir comentários

Nuvens bastante carregadas se formaram no norte da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, e provocaram verdadeiras tempestades. Em Jacobina choveu 42,8 mm em 1 hora, entre 17 horas e 18 horas (local). Em Macajuba, cidade ao sul de Jacobina, choveu 42,0 mm entre 18 horas e 19 horas. As medições foram feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Tecnicamente considera-se chuva forte um volume de 20 mm acumulado em 1 hora. Na imagem abaixo, as manchas vermelhas representam nuvens carregadas, com maior potencia para temporais.

Foto: Climatempo

Durante esta sexta-feira, 5 de janeiro, pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais do interior da Bahia. Mas o leste do estado, incluindo o Recôncavo e litoral tem um dia com sol forte e poucas nuvens. A circulação de ventos sobre o Nordeste afasta as nuvens carregadas do leste da Região.

VCAN

A presença de uma Vórtice Ciclônico em Altos níveis (VCAN) no leste do Nordeste, que é uma região de circulação ciclônica (sentido horário) de ventos observado em uma altitude atmosférica de 10 mil metros, favoreceu a formação de várias áreas de instabilidade no interior do Nordeste. Áreas próximas ao centro do vórtice, como litoral leste do Nordeste, ficam sem chuva. As nuvens carregadas crescem na borda do vórtice.

Na animação de imagens de satélite é possível perceber a presença do VCAN pelo giro horário das nuvens no leste do Nordeste. O movimento é mais nítido entre o nordeste da Bahia e as nuvens que estão sobre o Ceará e sobre o Rio Grande do Norte.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto de Weslley Santos, Presidente Dutra (BA)

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade