PUBLICIDADE

Climatempo

Rio de Janeiro tem começo de março mais quente em 15 anos

Condições para chuva aumentam no fim de semana e calor diminui

11 mar 2022 - 05h42
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro vem sendo a capital mais quente do Brasil há vários dias. A temperatura máxima ontem foi de 37,3°C, na Vila Militar, e a previsão da Climatempo para esta sexta-feira é de 38°C. 

Começo de março mais quente em 15 anos

Não é à toa que o carioca vem reclamando desse calor. Os 9 primeiros dias de março de 2022 foram os mais quentes em 15 anos (desde 2008) na cidade do Rio de Janeiro, segundo os dados da estação meteorológica da Vila Militar, na zona oeste da capital fluminense, do Inmet.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima nos primeiros 9 dias de março de 2022 ficou quase sempre entre 35°C e 38°C, aproximadamente. Apenas o dia 4 de março teve máxima em torno dos 33°C. 

 

 

Foto: Climatempo

Foto: Rio de Janeiro (RJ), por Carolina Pinheiro

 

Médias de temperatura máxima

A meteorologista da Climatempo Fabiene Casamento fez um levantamento de dados nas outras estações meteorológicas do Inmet operantes no Rio de Janeiro e verificou que este início de março também está mais quente do que em outros anos.

De acordo com os dados da estação automática da Vila Militar, no Rio de Janeiro, a média da temperatura máxima entre os dias 1 e 9 de março de 2022 foi de 36,6°C, sendo o maior nesse período desde 2008, quando começaram as medições neste local.

Na estação meteorológica do Forte de Copacabana, que é naturalmente um local mais fresco por sua localização, a média das temperaturas máximas nos 9 primeiros dias de março foi de 30,5°C. Esta foi a maior média de máximas para o período entre os dias 1 e 9 de março desde 2020. Em 2019, a média da temperatura máxima neste período foi de 30,9°C.

Para a região da estação meteorológica localizada na Marambaia, na restinga da Marambaia, a média das máximas nos 9 primeiros dias de março de 2022 foi de  35,5°C. Este valor médio foi o maior para o período de 1 a 9 de março desde o início dos registros, em 2003.

Na estação de Jacarepaguá, a média das temperaturas máximas de 1 a 9 de março de 2022 foi de 34,9°C, a maior desse período (01/03 a 09/03) desde que começaram os registros, em 2018.

Chuva à vista

Além do calor, o carioca nem está podendo contar com a chuva para refrescar, ainda que só por alguns momentos. Mas a chuva está vindo aí! Uma frente fria vai passar pelo litoral de São Paulo no fim de semana e segue para alto-mar. 

Mesmo sem passar tecnicamente pelo estado do Rio de Janeiro, esta frente fria vai ajudar a formar nuvens carregadas sobre a região da cidade do Rio de Janeiro, que vão provocar as pancadas de chuva para aliviar o calorão nos próximos dias.

Estas pancadas já poderão ocorrer na tarde ou noite desta sexta-feira, mas principalmente durante o fim de semana e na segunda-feira

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade