PUBLICIDADE

Climatempo

Por que é inverno no Hemisfério Sul?

Inverno começa na segunda-feira às 19h34

19 jun 2016 - 14h16
Compartilhar
Exibir comentários

E o outono vai chegando ao fim, na segunda-feira (20) às 19h34, horário de Brasília, começa oficialmente o inverno. Mas a grande pergunta que muitas vezes surge na cabeça das pessoas é a seguinte: "Por que temos as estações do ano?".

As estações do ano são definidas pela astronomia, e levam em consideração o eixo de rotação da Terra, que é inclinado em relação ao equador (com uma angulação de aproximadamente 23,5°). Essa situação faz com que cada hemisfério do planeta seja iluminado de uma forma diferente ao longo do ano. Isso dá origem às estações do ano.

Na imagem de satélite é possível ver essa variação na luminosidade no planeta Terra entre o início do verão e o início do inverno, para o Hemisfério Sul. Sempre temos que especificar sobre qual hemisfério estamos falando, afinal no Hemisfério Norte temos a estação oposta.

Foto: Climatempo

Imagem do satélite no canal do visível que mostra a evolução da luminosidade solar entre início do verão e do inverno para o Hemisfério Sul

Dessa forma temos as noites mais longas e os dias mais curtos quando comparados ao verão. O dia em que a noite é mais longa, isto é, há a menor iluminação do hemisfério, é conhecido como solstício de inverno.

Do ponto de vista meteorológico, a menor iluminação solar também faz com que as temperaturas no Hemisfério Sul durante o inverno sejam menores do que as temperaturas do verão. Isso também afeta diretamente os movimentos atmosféricos, com mais energia disponível, as massas de ar se movimentam mais. Por tal motivo, as frentes frias passam com uma frequência maior durante o verão.

Para saber mais sobre os solstícios, confira o vídeo do Professor Marcos Calil no quadro Clima no Céu do Climatempo News.

Como você também deve ter notado, os dias e horário do início das estações do ano também varia. Isso é explicado por conta dos movimentos de precessão que o planeta Terra também executa. O movimento de pressão é muito parecido com um pião que perde um pouco da sua força, mas volta a ganhar giro. Isso faz com que o período de início das estações não seja fixo.

Calil também explicou os movimentos de precessão e variação no início das estações do ano, confira!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade