PUBLICIDADE

Climatempo

Nível de água potável está em queda em todo o mundo, alerta OMM

Entidade da ONU lembra que apenas 0,5% de toda a água do planeta pode ser usada para consumo humano e que recurso diminui um centímetro por ano.

2 nov 2021 - 21h32
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: apenas 0,5% da água disponível no planeta é própria para consumo humano (iStock)

O alerta vem da Organização Meteorológica Mundial (OMM): o nível de água potável está em queda em todo o planeta, apenas 0,5% de toda a água do planeta pode ser usada para consumo humano e que o recurso diminui um centímetro por ano.

A Organização Meteorológica Mundial afirma que os danos causados pela degradação do meio ambiente fazem o nível da água potável disponível no planeta diminuir anualmente.

De acordo com a entidade da ONU, nos últimos vinte anos, o volume vem caindo em um centímetro por ano, tanto nos reservatórios de superfície quanto nos subterrâneos.

A OMM lembra que apenas 0,5% de toda a água do planeta pode ser usada para consumo humano

COP26

Os líderes da Coalizão de Água e Clima estiveram presente na COP26 e fizeram um apelo urgente para gestão integrada da água e do clima, com base no compartilhamento de dados e informações.

Eles afirmaram que sem esse compromisso será cada vez mais difícil responder às questões sobre o fornecimento de água de qualidade, tanto agora quanto no futuro, para as pessoas e para manter o ecossistema saudável em todo o mundo.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, explicou que o aumento das temperaturas tem impacto direto na mudança das precipitações globais. Ele destacou que o resultado pode agravar a insegurança alimentar e comprometer a saúde e bem-estar humanos.

Entre os dados destacados no relatório, estima-se que enquanto a seca causou 29% dos desastres climáticos nos últimos 19 anos, os episódios de enchentes somaram 44%, afetando 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo. 

Painel 

O painel é formado por membros de governos, agências da ONU, sociedade civil e setor privado. 

Durante a conferência das Nações Unidas para mudança climática, o atual presidente da Hungria, János Áder, parte da coalizão, afirmou que ações eficazes requerem conhecimento, informação e dados robustos. O país possui uma economia fortemente atrelada ao rio Danúbio. 

Também parte do grupo, a ministra de Infraestrutura e Gestão da Água dos Países Baixos, Barbara Visser, afirmou que a água "é a chave para alcançar mudanças reais e atingir as metas da Agenda 2030" 

Assim, ela reforça a necessidade de expandir e acelerar as ações para "virar a maré e garantir um futuro sustentável, sem deixar ninguém para trás". 

Fonte: ONU News

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade