PUBLICIDADE

Climatempo

Música e um veleiro dando a volta ao mundo em prol do oceano

Evento virtual ocorre hoje, entre 16h e 17h. Conheça a expedição One Ocean.

9 fev 2022 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: iStock

Um evento musical diferente, em plataforma virtual, acontece nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, entre 16 horas e 17 horas (horário de Brasília). Uma viagem ao redor do planeta a bordo do veleiro Statsraad Lehmkuhl em prol do oceano. Esta é a proposta dos artistas Kenneth Ishak, norueguês e da brasileira Luiza Lian, que vão dividir o palco virtual para tocar e compartilhar suas preocupações sobre a sustentabilidade dos mares. 

Durante a apresentação serão exibidos vídeos sobre a expedição e o veleiro e de depoimentos de diplomatas. O evento musical on-line Ocean Alarm é uma colaboração entre o Consulado da Noruega, a Flake Productions e o Flow Creative.

O que é a expedição One Ocean

A expedição One Ocean é organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas. Realizada por um veleiro de 108 anos e 98 metros de comprimento, a expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo. Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas (cerca de 101860 mil quilômetros), durante cerca de 19 meses, e visitado 36 portos em diferentes países. 

legendas em português

 

Parada no Brasil

O Brasil está na rota da expedição One Ocean e a previsão é de que o veleiro aporte no Pier Mauá, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, na manhã do próximo dia 23 de fevereiro. Será o início da etapa brasileira do navio-escola norueguês, que ficará no país até 26 de fevereiro. 

"O Brasil e o Rio de Janeiro são parceiros estratégicos e de longa data da Noruega em diversas áreas que perpassam o tema dos oceanos, como ciência, negócios e meio ambiente", conta Marianne Fosland, cônsul-geral do país nórdico no Rio de Janeiro.

Programação no Brasil

A programação da expedição One Ocean no Brasil inclui reuniões e eventos políticos, culturais e científicos. No dia 24 de fevereiro, o navio-escola sediará o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro com representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras.

"A chegada ao Brasil do veleiro Statsraad Lehmkuhl e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação bilateral: oceano azul, futuro verde", explica Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil. 

Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade