PUBLICIDADE

Frente fria trouxe muita chuva para maio

Norte de MT teve o triplo da chuva do mês em poucas horas. Em BH choveu 50% da chuva de maio em poucas horas. Cacoal (RO) acumulou 89 mm.

21 mai 2018 - 01h11
Compartilhar
Exibir comentários

A grande frente fria que avançou sobre o Brasil no fim de semana de 19 e 20 de maio de 2018 varreu o país, de sul para norte, em pouco mais de 24 horas. Além da queda brusca e acentuada da temperatura, por onde passou esta frente fria provocou chuva moderada a forte e vento forte. Mas em alguns locais choveu muito, embora a chuva tenha durado pouco tempo.

A chuva foi forte e muito volumosa no Centro-Oeste. O acumulado de Sorriso (norte de MT) foi o maior no Brasil, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Choveu em 24 horas quase o triplo do que normalmente chove durante todo o mês de maio.

Em Brasília, o INMET registrou 10,9 mm entre 9 horas do dia 19 e 9h do dia 20 de maio, o que corresponde a cerca de um terço da média de chuva para maio que é de aproximadamente 30 mm. Mas em Brazlândia, no Distrito Federal, choveu 56,0 mm em apenas 3 horas entre o fim da tarde e o começo da noite do sábado, quando a frente fria chegou por lá.

Foto: Climatempo

Foto de Márcio, Samambaia (DF)

A passagem desta frente fria provocou 16,1 mm em Belo Horizonte, na estação meteorológica de Santo Agostinho. Para maio é muita chuva, pois a média climatológica para este mês é de 28 mm.

Por causa desta frente fria, choveu e/ou ventou forte em vários locais de todos os estados do Centro-Oeste, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e também no Acre, em Rondônia, no Amazonas e no  Tocantins.

Em Juína (MT) choveu 41,6 mm em apenas 1 hora de chuva na noite do sábado. Em Pium (TO), a chegada da frente fria na madrugada do domingo despejou 36 mm em 1 hora, mas o acumulado em 6 horas foi de 58,8 mm. Todos os dados são do INMET.

Em Cacoal (RO), a passagem desta frente fria provocou uma verdadeira tempestade no sábado deixando quase 89 mm acumulados.

Confira alguns volumes de chuva desta grande frente fria que rompeu o bloqueio atmosférico que predominou na segunda quinzena de abril e nos 10 primeiros dias de maio de 2018.

Foto: Climatempo

Chuva forte no Centro-Oeste entre 19 e 10 de maio de 2018

Foto: Climatempo

Chuva forte no Sudeste entre 19 e 20 de maio de 2018

Foto: Climatempo

Chuva forte no Sul do BR entre 18 e 19 de maio de 2018

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade