Depressão subtropical se formou na costa da Região Sul
Sistema está a cerca de 900 km afastado da costa e poderá se intensificar em alto mar.
Uma área de baixa pressão atmosférica se intensificou sobre o mar e se transformou em uma depressão subtropical na altura de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Este sistema provoca vento moderado a forte sobre o oceano e deixa o mar agitado na costa da Região Sul e de parte do Sudeste.
Por enquanto, não há motivo de preocupação no litoral da Região Sul por causa deste sistema, que está bastante afastado da costa.
Segundo a avaliação da Marinha do Brasil, na noite de 9 de dezembro de 2021, o sistema estava posicionado em 32°S 041°W, distante cerca de 490 milhas náuticas (900 km) a leste da costa do estado do Rio Grande do Sul. A depressão subtropical tinha lento deslocamento para sudoeste.
Se este sistema se intensificar mais e alcançar a força de ventos com intensidade igual ou superior a 34 nós (63 km/h), na sua área de atuação, será considerado uma tempestade subtropical e vai receber um nome. Conforme uma lista previamente elaborada pela Marinha do Brasil, esta tempestade subtropical poderá ser batizada de Ubá, que quer dizer "canoa indígena".
Caso esta depressão subtropical evolua para uma tempestade subtropical, será o 14º sistema oceânico especial a ser nomeado na costa brasileira. A última tempestade subtropical observada em águas oceânicas do Brasil foi Raoni, em 30 de junho de 2021. Em abril de 2021 houve a formação da tempestade subtropical Potira
Carta meteorológica a Marinha do Brasil mostra a depressão subtropical
Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 é possível ver a depressão subtropical sobre o mar, na costa da Região Sul, como as bandas de nuvens que giram no sentido horário, formando um caracol.
Depressão subtropical girando sobre o mar na costa da Região Sul do Brasil em 9/12/2021
Aviso da Marinha
EMITIDO ÀS 0200Z - SEX - 10/DEZ/2021
DEPRESSÃO SUBTROPICAL COM PRESSÃO CENTRAL 1006 HPA EM 32S041W MOVENDO-SE PARA SUL/SUDESTE COM VENTOS FORÇA 7 E RAJADAS FORÇA 8/9 AFETANDO A ÁREA SUL OCEÂNICA. MAR MUITO GROSSO ASSOCIADO. POSIÇÃO ESTIMADA EM 101200Z EM 32S042W COM PRESSÃO CENTRAL 1002 HPA.
VÁLIDO ATÉ 101200Z.