PUBLICIDADE

Climatempo

Covid-19: Manaus será 1ª cidade a receber profissionais de saúde

Ministério da Saúde enviará primeiros médicos e enfermeiros para ajudarem no enfretamento ao coronavírus ainda nesta semana

13 abr 2020 - 19h56
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Saúde enviará os primeiros profissionais de saúde para reforçar o combate ao coronavírus à cidade de Manaus (AM). Serão 7 médicos e 10 enfermeiros que chegarão à capital a partir desta quinta-feira (16). O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento à população em decorrência da pandemia. Esse é o primeiro envio que o Ministério da Saúde faz de profissionais para auxiliar os estados e os municípios nas ações de enfrentamento ao coronavírus.

O Ministério da Saúde irá arcar com a diária e passagem desses profissionais, além de promover a capacitação deles. A iniciativa acontece por meio da iniciativa voluntária da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNS), que fará o acolhimento dos profissionais. Estão sendo verificadas informações sobre quais categorias e quantidades necessárias para avaliar envios futuros.

A chegada desses profissionais irá ampliar a capacidade de atendimento de Manaus aos casos de coronavírus, em conjunto com as demais ações necessárias para evitar o colapso da rede de saúde local, como distanciamento social e etiqueta respiratória.

Outras ações

Os profissionais também contarão com o apoio da Tele-UTi para auxiliar no atendimento dos casos. A estratégia do Ministério da Saúde, em parceria com Hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), permite que os médicos possam discutir o atendimento com outros médicos por meio de consulta virtual, para discussão da conduta clínica e análise de caso de cada paciente internado nos leitos de UTI, em atendimento específico ao COVID-19.

O Ministério da Saúde já enviou à Manaus 20 respiradores para aliviar o atendimento das pessoas que precisam de hospitalização, aumentando a capacidade dos serviços de UTI. Os equipamentos foram cedidos pela Rede D´or, do Rio de Janeiro, a pedido do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Também já começaram a ser pactuadas as ações para construção de um hospital de campanha em Manaus para atendimento à população indígena, além de recursos para auxiliar na abertura de 350 leitos de UTI, que estão desativados no hospital de referência da capital.

Foto: Climatempo
Foto: Ane Praia - Manaus - AM

Força Nacional do SUS em ação

Até 13 de abril, 8.204 profissionais se disponibilizaram para trabalhar na prevenção e combate ao COVID-19 por meio da Força Nacional do SUS. O Ministério da Saúde avalia a convocação destes profissionais de acordo com o cenário epidemiológico. O cadastro é aberto para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); os profissionais de saúde dos hospitais universitários, institutos nacionais, rede assistencial hospitalar federal, estadual, municipal e serviços privados como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas.

O profissional inscrito poderá ser convocado a qualquer momento. Neste caso, não existe remuneração, uma vez que trata-se de trabalho voluntário. O Ministério da Saúde é responsável por custear o deslocamento e realizar ajuda de custo, quando o profissional necessitar atuar fora de seu domicílio, como será o caso dos profissionais direcionados à Manaus.

Para se cadastrar o interessado deve preencher a ficha eletrônica de inscrição. Em caso de dúvidas, usar o email fns@saude.gov.br . O cadastro será avaliado semanalmente e os voluntários recebem um e-mail de confirmação com orientações de procedimento.

As informações são do Ministério da Saúde

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade