PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva rara no sul do Chile

Região de Punta Arenas recebeu quase toda a chuva de abril em 24h

6 abr 2018 - 22h53
Compartilhar
Exibir comentários

O dia 4 de abril de 2018 entrou para a lista de dias especiais da história meteorológica do Chile por causa da chuva fora do comum que ocorreu na região de Punta Arenas. A chuva veio forte, com raios, até granizo, e alagou alguns locais da cidade no extremo sul do Chile. Nada disso é normal em Punta ArenasO evento meteorológico excepcional ganhou destaque no noticiário chileno e também no blog dos meteorologistas do serviço oficial de meteorologia do Chile.

Foram acumulados 33,0 mm de chuva em 24 horas na estação meteorológica do aeroporto Carlos Ibañez, em Punta Arenas. Mas em Porvenir, uma localidade próxima de Punta Arenas, choveu impressionantes 71,9 mm em 24 horas.

Pelas informações do serviço oficial de meteorologia do Chile, a chuva de 4 de abril de 2018 foi a segunda mais elevada em 24 horas em Punta Arenas, para um dia de abril desde 1960. A maior quantidade de chuva em 24 horas em abril já registrada desde 1960 foi de 36,0 mm nos dias 3/4/1960 e 4/4/1996. Em 16/4/1994 também os 33,0 mm em Punta Arenas.

Pouca chuva e muito vento

Tradicionalmente a região de Punta Arenas é um lugar de muito frio e pouca chuva no decorrer do ano por causa de sua posição geográfica. Segundo o serviço nacional de meteorologia do Chile, a média anual de precipitação fica em torno de 400 milímetros. Chove menos durante um ano do que em muitos locais da Região Nordeste do Brasil. Pelas novas médias climatológicas elaboradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010, a média anual de chuva em Petrolina é de 482,0 mm, a menor do país.

Por que chove pouco em Punta Arenas?

Punta Arenas fica no extremo sul do Chile, na parte sul da região conhecida como Patagônia, que também é o sul da América do Sul. Uma porção da Patagônia fica no Chile e outra na Argentina. É uma região que fica também dentro do que se chama "cinturão de ciclones" do Hemisfério Sul. Por esta região passam mensalmente dezenas de ciclones extratropicais.

Foto: Climatempo

Localização de Punta Arenas, Chile

Normalmente o sul da América do Sul sofre a influência da forte corrente de vento de oeste (vento sopra de oeste para leste) que integra a circulação geral da atmosfera terrestre. Por isso é muito comum termos rajadas e vento muito fortes na Patagônia. É este vento e a cordilheira dos Andes que determinam o regime de chuva na região de Punta Arenas.

O vento de oeste sopra forte do lado oeste da cordilheira dos Andes, onde está a maioria das cidades chilenas. A corrente de vento oeste injeta muita umidade marítima sobre o continente, mas que é barrada pela cordilheira dos Andes. Este processo gera muitas nuvens e chuva do lado oeste da cordilheira.

Foto: Climatempo

Circulação de vento normal em Punta Arenas, Chile

Porém, Punta Arenas fica do lado leste dos Andes, o que muda completamente o clima na região. O vento de oeste chega suavizado, menos intenso. Parte do ar úmido que vem do mar transpõe a cordilheira dos Andes e vai perdendo umidade do descer a encosta do lado leste. Quando chega sobre Punta Arenas, este ar já está seco. Por isso, a região tem nebulosidade sim, mas pouca precipitação.

Baixa pressão

Para que chova muito em Punta Arenas, como no dia 4 de abril desde ano, é preciso que a circulação do vento se inverta e passe a soprar de leste para oeste, injetando umidade sobre a região. Foi exatamente isto que ocorreu! Quem provocou esta mudança radical na circulação do vento foi uma baixa pressão atmosférica que se posicionou de forma pouco comum. O vento de leste predominou na madrugada e começo da manhã de 4 de abril de 2018.

Foto: Climatempo

As mensagens meteorológicas enviadas pelo o aeroporto de Punta Arenas informaram chuva constante, moderada a forte, durante quase todo o dia 4 de abril de 2018. A precipitação em forma de chuva parou por volta das 22 horas e então começou a nevar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade