PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva diminui no RJ, mas semana é de atenção

Umidade permanece alta nos próximos dias e risco para chuva forte volta a aumentar no fim da semana

11 nov 2019 - 20h23
Compartilhar
Exibir comentários

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre o estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 12 de novembro, afastando o risco de novos temporais no Grande Rio. Mas a semana é de atenção e deve terminar em chuva forte novamente.

Previsão para terça, 12

A frente fria que trouxe os temporais para o Rio de Janeiro avança sobre o Espírito Santo, mas deixa áreas de instabilidade sobre o estado do Rio. A nebulosidade e as condições para chuva são reforçadas por ventos marítimos que sopram moderados sobre o estado do Rio de Janeiro e levam muita umidade para o continente.

Nesta terça-feira, 12 de novembro, o estado do Rio de Janeiro tem predomínio de céu nublado e chuva, que pode ocorrer a qualquer hora. De forma geral, chove com fraca a moderada a intensidade. Apenas o Norte e Noroeste Fluminense ainda podem ter chuva moderada a forte nesta terça-feira;.

Para o Grande Rio, a previsão é de um dia nublado, com temperatura amena e chuva a qualquer hora, fraca a moderada.

Semana instável

Na quarta-feira, 13, períodos com sol voltam ocorrer no estado do Rio de Janeiro e tem previsão de chuva fraca a moderada para o Grande Rio e para a maioria das regiões fluminenses. A região de Resende pode ter chuva forte. A temperatura sobe em todo o estado e a sensação é de abafamento.

Durante a quinta e a sexta-feira, 15 de novembro, novas áreas de instabilidade passam sobre o estado do Rio de Janeiro e podem provocar chuva forte.

Foto: Climatempo

Foto de Lucilene de Assis, Rio de Janeiro (RJ)

Volumes de chuva na cidade do Rio de Janeiro

A chuva do de 11 de novembro alagou a cidade do Rio de Janeiro e outros municípios do Grande Rio. 

Na cidade do Rio choveu mais de 50 mm em 24 horas em vários bairros da cidade do Rio. 

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, entre 19h30 do dia 10 e 19h30 de 11 de novembro.

Local

Chuva 24 h (mm)

Rocinha

111,6

Alto da Boa Vista

93,2

Jardim Botânico

79,6

Tijuca

68,0

Santa Teresa

65,2

Laranjeiras

63,2

Tijuca/Muda

58,0

Barra/Riocentro

54,0

Vidigal

53,2

Urca

51,4

Grota Funda

51,0

Barra/Barrinha

49,0

Saúde

46,8

Copacabana

42,2

São Cristóvão

40,6

Ventania nas plataformas da Petrobrás

Nas plataformas da Petrobrás da bacia de Campos, que ficam na costa do estado do Rio a cerca de 90 km/h do continente, tiveram ventania por causa da chegada desta forte frente fria. 

A plataforma Enchova teve ventos constantes entre 48 km/h e 69 km/h, entre 4h30 e 16h30. Na plataforma Marlim, o vento ficou entre 50 km/h e 70 km/h entre 16h e 17h30. A plataforma Albacora P25 teve rajada de vento com até 83 km/h.

Na cidade do Rio de Janeiro, as maiores rajadas de vento em 11/11/2019 medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela Aeronáutica foram:

Marambaia: 62 km/h

Forte de Copacabana: 52 km/h

Santa Cruz: 61 km/h; 

Santos Dumont: 48 km/h;

Mar agitado

Por causa da ventania sobre o oceano, o mar sobe no decorrer desta terça-feira e as ondas devem chegar a 1,5 metros no litoral fluminense até a noite.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade