PUBLICIDADE

Climatempo

Black Friday: como ser sustentável em meio a tantas promoções?

Confira algumas dicas que vão ajudar você a ser um consumidor mais consciente e a tornar a sua Black Friday mais sustentável.

26 nov 2020 - 12h41
Compartilhar
Exibir comentários

por Angélica Queiroz*

Nesta sexta-feira, 27 de novembro, é Black Friday no Brasil. Esse é o décimo ano em que o dia de compras tradicional dos americanos acontece por aqui e, a cada edição, o número de estabelecimentos e de consumidores que aproveitam a data só cresce. 

De fato, o dia de promoções pode ser uma boa oportunidade para pagar menos por aqueles itens que você deseja há tempos ou para antecipar as compras de fim de ano.

No entanto, é bom não esquecer que, com os impactos negativos das mudanças climáticas chegando cada vez mais perto de nós, como o aumento da frequência de fenômenos climáticos extremos (secas e chuvas), alterações na disponibilidade de recursos hídricos, desertificação, entre vários outros, o consumo sustentável deve ser uma preocupação de todos. 

As dicas a seguir servem tanto para quem já adota outros hábitos verdes na rotina, quanto para quem ainda está dando os primeiros passos. Afinal, toda pequena mudança já faz diferença para o planeta.

Vai comprar na Black Friday? Então, as cinco dicas a seguir vão te ajudar a ser um consumidor mais consciente e a fazer desta sexta uma "blacksusta". Boas compras!

Não compre por impulso

Uma das chaves para um consumo mais sustentável é não comprar coisas que você vai acabar não usando. Por isso, antes de investir naquela oferta que parece imperdível, lembre-se do conselho do personagem Julius, do seriado Todo Mundo Odeia o Chris: "se não comprar nada, o desconto é maior."

Quando falamos em sustentabilidade é ainda mais importante se perguntar se você precisa mesmo daquele produto. Não se trata de não consumir, mas de consumir apenas o necessário.

Invista nos sustentáveis

Em todas as suas escolhas de compras, prefira produtos que vão ajudar a diminuir o impacto no meio ambiente. Os objetos feitos de materiais recicláveis e com processos de produção que adotam medidas para diminuir os impactos ao meio ambiente são bons exemplos.

Além disso, você pode aproveitar a Black Friday para adquirir — para você ou para presentear — itens que estimulem hábitos mais sustentáveis, como coletores menstruais, cosméticos em barra ou escovas de dente feitas de matérias-primas biodegradáveis, como as de bambu, por exemplo. Há várias novas opções no mercado, uma mais interessante que a outra.

Prefira o pequeno

Sempre que possível, prefira comprar no comércio da sua região ou de empresas pequenas. Além de estimular a economia local, você ajuda quem respeita o meio ambiente e adota processos artesanais na produção de seus produtos.

Considere os usados

Roupas, móveis e acessórios usados estão em alta e, se você ainda tem preconceito com esses itens, é hora de repensar. Reutilizar é uma ótima forma de consumir sem gerar mais lixo e desestimula um dos maiores vilões da sustentabilidade: a moda fast fashion, popularizada pelas lojas de departamento.

Cheque a reputação da empresa

Embora a mudança sempre tenha que começar por você, quem causa mais impacto no meio ambiente são as grandes corporações. Por isso, uma das melhores formas de contribuir para um mundo mais sustentável é mandando para as empresas a mensagem de que elas precisam repensar suas práticas.

Será que essa marca que você escolheu está tentando minimizar seus impactos no meio ambiente? Veja como a empresa trata os seus resíduos, se diminuiu o uso de embalagens de plástico e que tipo de ações ela adota para ser mais sustentável em seu processo de produção. Sempre prefira as que já começaram a fazer algo. Cada um fazendo a sua parte, a gente chega mais longe (e sem destruir ainda mais o meio ambiente).

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade