PUBLICIDADE

Petrobras usa pneu velho para processar xisto

Petrobras usa pneu velho para processar xisto

21 set 2009 - 10h47
Compartilhar

Tecnologia desenvolvida pela Petrobras permite o uso de pneus velhos em associação com xisto para a obtenção de gases, óleo combustível e enxofre. O co-processamento dos pneus com o minério ajuda o meio ambiente e a saúde pública, uma vez que o descarte inadequado leva à proliferação de insetos vetores de doenças como a dengue, a febre amarela e a malária.

Os pneus são transformados em matéria-prima pela Unidade de Negócios de Industrialização do Xisto (SIX) localizada em São Mateus do Sul, no Paraná, onde está situada uma das maiores reservas mundiais de xisto, a Formação Irati, que abrange ainda os Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. A unidade da Petrobras explora e processa xisto betuminoso, um minério que, aquecido, libera matéria orgânica em forma de óleo e gás.

Os pneus velhos chegam à unidade picados e são misturados à carga de xisto a ser processada em volume de até 5% da carga total. A empresa estima que desde 2001, a unidade tenha reciclado mais de 11 milhões de pneus usados.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade