PUBLICIDADE

Químico famoso, Carl Scheele faria 270 anos neste domingo

10 dez 2012 12h04
Publicidade

Neste domingo, o químico farmacêutico Carl Scheele, responsável pela descoberta do oxigênio, completaria 270 anos. Nascido na cidade de Stralsund , Alemanha, em 9 de dezembro de 1742, ele divide com Joseph Priestley e Antoine Lavoisier o crédito pela grande descoberta que, por ironia do destino, foi o que tirou sua vida em 21 de maio de 1786.

Químico famoso Carl Scheele faria 270 anos neste domingo
Químico famoso Carl Scheele faria 270 anos neste domingo
Foto: Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte / Terra

Assim como muitos químicos de sua época, Carl estava trabalhando sob condições perigosas quando, certo dia, deixou cair um vidro contendo solução de ácido cianídrico (HCN), substância com cheiro de amêndoas amargas, muito tóxico, que ele mesmo também havia descoberto.

Ele faleceu devido a uma intoxicação em Köping, na Suécia. Até hoje o ácido cianídrico (HCN) é usado nas câmaras de gás para executar pessoas condenadas à morte em alguns estados do Norte dos Estados Unidos.

Além do oxigênio e do HCN, Scheele descobriu o molibdênio, tungstênio, manganês e cloro e criou um processo bastante similar à pasteurização.

INFOGRÁFICO

Cientistas que foram vítimas de suas invenções
Conheça histórias incríveis e curiosas de 11 inventores que por imprudência, falta de conhecimento mais profundo ou acidente sucumbiram às suas invenções.

Fonte: Terra
Publicidade