2 eventos ao vivo

Ministro da Ciência compartilha foto para 'provar' que Terra não é plana

Famoso por ser o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes postou nas redes sociais imagem de centro da Nasa

22 jan 2020
07h26
atualizado em 23/1/2020 às 06h04
  • separator
  • 0
  • comentários

SÃO PAULO - O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, compartilhou em uma rede social na noite desta terça-feira, 21, uma foto para "provar" que a Terra não é plana e, sim, redonda.

"Para quem ainda acha que a Terra é plana, veja segunda foto... kkk", publicou Pontes no Twitter ao compartilhar um post do Centro de Voos Espaciais George C. Marshall, da Agência Espacial Americana, a Nasa.

Pontes ficou famoso em 2006, quando a bordo de um foguete russo se tornou o primeiro astronauta brasileiro - e até hoje o único - a ir ao espaço. Durante oito dias, ele ficou no laboratório espacial, onde realizou uma série de experimentos para a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Veja a publicação do ministro Marcos Pontes no Twitter:

Piloto de caça e engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia, nos Estados Unidos, Pontes foi selecionado em 1998 para o programa da Nasa, onde foi declarado astronauta.

Em 2014, Pontes iniciou sua carreira política ao se filiar ao PSB e tentar se eleger deputado federal por São Paulo - sem sucesso. Em 2018, o astronauta se filiou ao PSL, partido do então candidato à Presidência, Jair Bolsonaro. Após a eleição, aceitou o convite para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Terraplanismo

Apesar da posição do ministro e de todas as evidências científicas, alguns apoiadores de Bolsonaro defendem a tese de que a Terra seja plana, entre eles o escritor Olavo de Carvalho, considerado um guru do governo.

No ano passado, o escritor publicou no Twitter que não estuda o assunto, mas que assistiu a vídeos de experimentos que "mostram a planicidade das superfícies aquáticas".

"Não consegui encontrar, até agora, nada que os refute", escreveu Olavo.

Veja a publicação de Olavo de Carvalho no Twitter:

Marcos Pontes: 'Acredito em Deus, mas não misturo com ciência'; ouça

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade