PUBLICIDADE

CE cria subcomissão para acompanhar educação de jovens e adultos

O requerimento é de autoria da senadora Janaína Farias (PT-CE). Ela apresentou dados do Censo-2022, realizado IBGE, que apontam existir 7% da população brasileira, ou seja, 11,4 milhões de pessoas não alfabetizadas

11 jun 2024 - 15h00
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta terça-feira (11), a instituição de subcomissão permanente destinada a acompanhar as políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A subcomissão será formada por cinco senadores titulares e cinco suplentes. O requerimento é de autoria da senadora Janaína Farias (PT-CE).

A senadora Janaína Freitas sugeriu a criação da subcomissão
A senadora Janaína Freitas sugeriu a criação da subcomissão
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado / Perfil Brasil

Para Janaína, há dois grandes desafios que envolvem a EJA: de um lado, superar o analfabetismo e, de outro, qualificar a educação de jovens e adultos aumentando os anos de escolaridade do público-alvo.

Educação: senadora usa dados do Censo Demográfico

Janaína apresentou dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam existir 7% da população brasileira, ou seja, 11,4 milhões de pessoas não alfabetizadas. Este total é equivalente à população da cidade de São Paulo.

A esses números se somam mais 68 milhões de pessoas, público-alvo do EJA, que estão fora da escola, segundo a senadora.

"A alfabetização não é apenas um conhecimento fundamental para a comunicação e a compreensão do mundo; é também um pilar indispensável para a inclusão social e a cidadania plena. O acesso à educação e ao conhecimento possibilita a inserção no mercado de trabalho, o exercício dos direitos civis e a participação ativa na sociedade. Portanto, o combate ao analfabetismo entre jovens, adultos e idosos é uma tarefa essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil", explicou e a senadora.

* Matéria publicada com informações da Agência Senado.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade