Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Catfish: brasileiro descobre em gravação que teve identidade usada por golpista por 6 anos

Luiz Otávio Crisóstomo compartilhou história inusitada em suas redes sociais

15 abr 2026 - 04h57
Compartilhar
Exibir comentários
Luiz Otávio afirma que descobriu que sua imagem estava sendo usada por golpista
Luiz Otávio afirma que descobriu que sua imagem estava sendo usada por golpista
Foto: Reprodução/Instagram

O influenciador digital Luiz Otávio Crisóstomo nem imaginava que suas fotos estavam sendo usadas para aplicar um golpe em uma mulher nos Estados Unidos até ser abordado pela MTV. A descoberta ocorreu durante uma gravação do programa Catfish, em 2022.

Luiz relatou o caso em seu perfil no Instagram. De acordo com o brasileiro, ele recebeu um e-mail da emissora norte-americana dizendo que eles precisam conversar com ele. Na mesma época, ele também passou a receber e-mails da polícia dos EUA, afirmando que uma investigação criminal estava em aberto e que a pessoa se parecia muito com ele.

"Acabei entrando em uma chamada de vídeo com os apresentadores do Catfish. Aí eu descobri que uma pessoa se passava por mim. A história em questão é de uma menina da Venezuela, que mora nos EUA, e começou um namoro virtual com um menino que morava na Venezuela", explicou.

No programa, os apresentadores mostram que Pamela, a menina enganada, se relaciona há 6 anos com o golpista. Segundo a prima dela, o rapaz deu bolo nela mais de 20 vezes e sempre alega que sua câmera está quebrada. Pamela teria transferido mais de 4 mil dólares para o homem, mesmo sem nunca ter visto pessoalmente.

Pamela ao lado dos apresentadores de Catfish
Pamela ao lado dos apresentadores de Catfish
Foto: Reprodução/Youtube

O golpista que usava as fotos de Luiz para se comunicar com Pamela foi identificado como Fernando. O influenciador afirma que também precisou conversar com a menina enganada para confirmar que não era ele se comunicando com ela.

Ao longo do episódio, a venezuelana diz que conheceu Fernando enquanto se mudava para os Estados Unidos. Ela teria recebido uma mensagem dele a chamando de "linda" e, algum tempo depois, iniciado um relacionamento à distância.

Para complicar ainda mais a história, Luiz descobriu que sua foto estava sendo usada em uma matéria falsa sobre a descoberta de uma vacina para a gripe. 

"Foi desse jeito que eu descobri que existiam mais fake news sobre mim na internet. No final da história, a Pamela conheceu o cara que se passava por mim e decidiu continuar tendo um relacionamento com ele. Mas o final não foi tão feliz da forma que o programa mostrou. O cara mantinha contato com várias imigrantes venezuelanas que também moravam nos EUA. Com a repercussão da história, ele conseguiu se mudar pra lá", acrescentou.

Pamela e Fernando conversam por chamada de vídeo
Pamela e Fernando conversam por chamada de vídeo
Foto: Reprodução/Youtube

Programa reprisado na Record

Durante seu relato, o influenciador diz que descobriu que suas imagens também estavam aparecendo em um programa dominical da Record. O problema é que ele não fazia ideia disso, já que ele assinou um contrato com MTV.

"Esses episódios começaram a ser reprisados pela Record. Ou seja, a Record comprou os direitos desse programa que até então só passava na MTV e passou a veicular em horário nobre da televisão. O que eu levo de aprendizado disso? Leiam sempre os contratos de qualquer coisa que vocês forem assinar", disse.

Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Propriedade Intelectual, explicou ao Terra que os direitos de imagem fornecidos a uma determinada empresa não podem ser automaticamente repassados a outra, dependendo do contrato. 

"Se a autorização mencionava apenas a exibição em um programa específico, em determinada emissora, por certo prazo e em certa mídia, o uso fica limitado a esse escopo. Para que a reprise, redistribuição, streaming, licenciamento a outra emissora, uso em acervo, cortes promocionais ou exploração futura sejam legítimos, o ideal é que isso esteja expressamente previsto, os tribunais tendem a exigir delimitação objetiva do uso autorizado", afirmou.

O influenciador digital declarou que nunca recebeu nenhum dinheiro relacionado ao uso da sua imagem no programa da MTV e na reprise da emissora brasileira.

Canutto ressalta que é preciso estar atento a claúsulas do contrato, tais como, as formas que as imagens serão exploradas e seu prazo, em que território elas serão exibidas, se a pessoa será remunerada por isso e se as imagens poderão ser usadas em reprises. A depender do contrato, caberia um processo judicial.

"Caso o uso atual extrapole o que foi autorizado, pode haver pedido para cessar a exibição, retirar a imagem de circulação naquele novo contexto e também indenizar. Isso devido justamente à violação ao direito de imagem, somada ao uso econômico além dos limites consentidos", destacou.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra