PUBLICIDADE

Carro-bomba mata ao menos 75 na Síria

Outras 140 ficaram feridas na explosão, realizada por militantes do "Estado Islâmico" em local que concentra refugiados da guerra civil.

5 nov 2017 - 10h56
(atualizado às 11h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 75 pessoas morreram e outras 140 ficaram feridas em um atentado realizado pelo grupo extremista "Estado Islâmico" (EI) em uma área que concentra refugiados da guerra na região de Deir ez-Zor, na Síria, anunciou neste domingo (5) o Observatório Sírio de Direitos Humanos, órgão sediado em Londres.

Síria
Síria
Foto: Google Maps / Reprodução

A explosão ocorreu em uma zona situada entre os campos de gás de Koniko, a maior jazida do país, e Al Yafra, às margens do rio Eufrates.

O Observatório havia informado no sábado que o atentado tinha deixado dezenas de vítimas, mas não ofereceu números sobre mortos e feridos.

Segundo a ONG, o atentado, realizado com um carro-bomba, causou também a morte de dois membros das Forças da Síria Democrática, lideradas por milícias curdas e que conta com o apoio dos Estados Unidos.

O Observatório acrescentou que a estrada onde aconteceu o ataque era a usada pelo grupo terrorista para o transporte de mercadorias e alimentos às zonas que controlava.

O bloqueio desta via de provisões provocou o encarecimento de até 300% dos preços dos produtos nas regiões controladas ainda pelos jihadistas.

O Observatório indicou que centenas de pessoas fugiram dos combates em Deir ez-Zor e não conseguem chegar aos acampamentos de deslocados, porque as forças atuantes na zona não lhes davam passagem, por não conseguir identificar se entre os civis se escondiam jihadistas.

Atualmente, o Exército sírio e as Forças da Síria Democrática (FSD), milícias lideradas por curdos, realizam ofensivas contra o EI em pontos diferentes da província de Deir ez-Zor, região fronteiriça com o Iraque.

MD/lusa/efe

Estado Islâmico perde Deir al-Zour, seu último grande reduto na Síria:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade