3 eventos ao vivo

Temer reduz o horário de verão a partir de 2018

15 dez 2017
22h08
atualizado em 16/12/2017 às 11h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Com duas semanas a menos, horário de verão começará no primeiro domingo de novembro e não mais no terceiro domingo de outubro, como foi neste ano. Mudança foi um pedido de Gilmar Mendes devido às eleições de 2018.O presidente Michel Temer assinou na sexta-feira (15) um decreto que reduz em duas semanas o horário de verão a partir do próximo ano. A mudança atinge somente o início deste período.

Presidente Michel Temer durante discurso no Palácio do Planalto
Presidente Michel Temer durante discurso no Palácio do Planalto
Foto: Reuters

Em 2018, o ajuste no relógio deverá ser feito no primeiro domingo de novembro e não mais no terceiro domingo de outubro, como foi neste ano. A data final do horário de verão continuará sendo o terceiro domingo de fevereiro.

A mudança foi um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, devido às eleições de 2018, marcadas para outubro. Mendes argumenta que a medida facilitará a apuração dos votos, evitando atrasos. O primeiro turno da eleição de 2018 será no dia 7 de outubro e o segundo está marcado para o dia 28 do mesmo mês.

Em novembro, o TSE afirmou que, devido às diferenças nos fusos horários do país, o início e o encerramento da votação não ocorrem de maneira simultânea em todo o território nacional e essa diferença seria agravada pelo horário de verão.

"No caso de eleições estaduais, esse aparente descompasso não causa problemas. Contudo, em se tratando de uma eleição geral como a do ano que vem, com votação para presidente da República, essa diferença de horário pode confundir o eleitor e provocar um aumento no número de abstenções de voto", argumentou o TSE, em nota.

O horário de verão é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

CN/abr/ots

 

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade