PUBLICIDADE

SP: Sindicatos aceitam proposta e greve dos trens é suspensa

Empresa ofereceu 8,25% de reajuste, incluindo salário e demais benefícios

11 jun 2015 - 21h46
(atualizado em 12/6/2015 às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Em assembleia realizada na noite de hoje (11), os sindicatos dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM) decidiram aceitar a proposta feita pela empresa e encerrar a greve dos trens. Com isso, não haverá paralisação dos trens e todas as seis linhas da CPTM vão funcionar normalmente amanhã.

Ferroviários aceitaram a proposta feita pela CPTM e encerraram a greve dos trens
Ferroviários aceitaram a proposta feita pela CPTM e encerraram a greve dos trens
Foto: Ricardo dos Santos Guimarães / vc repórter

Cada duas linhas da CPTM são representadas por um diferente sindicato de trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, por exemplo, representa as linhas 7 e 10. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil representa as linhas 11-Coral e 12-Safira e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, representa as linhas 8-Rubi e 9-Esmeralda. Além deles há também o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Na tarde de hoje (11), houve mais uma tentativa de conciliação envolvendo a CPTM e os quatro sindicatos que representam os trabalhadores.

Na reunião, a empresa melhorou a proposta e ofereceu 8,25% de reajuste  [sendo 1,5% de aumento real], incluindo salário e demais benefícios. Também ofereceu novo reajuste de 3,4% no vale-alimentação e 1,6% no vale-refeição em outubro. Ainda está em discussão o Plano de Participação em Resultados.

Na manhã do dia 3 de junho, os trabalhadores das linhas 10-Turquesa, que liga a capital a cidade de Rio Grande da Serra, a 12-Safira, que liga a zona leste ao centro, a 7-Rubi, entre as estações Barra Funda e Caieiras, e a 11-Coral, entre Luz e Guaianazes, fizeram uma paralisação para pressionar a CPTM a melhorar a proposta.

Câmera registra sufoco no horário de pico do Metrô e da CPTM:

Colaborou com esta notícia o leitor Ricardo dos Santos Guimarães, de Francisco Morato (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade