PUBLICIDADE

Quadros do Banco Santos achados nos EUA serão repatriados

17 set 2010 - 19h49
(atualizado às 19h52)
Compartilhar

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta sexta-feira que o governo brasileiro vai repatriar duas obras de arte que pertenciam à coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e que foram sequestradas pela Justiça Federal de São Paulo após a quebra do Banco Santos, em 2005. Os quadros, avaliados em US$ 4 milhões, serão entregues por autoridades americanas na próxima terça-feira.

As obras são de Roy Lichtenstein e Torres Garcia. A cerimônia simbólica de repatriação das telas acontece na Procuradoria dos Estados Unidos, em Nova York, com o secretário nacional de Justiça, Pedro Abramovay.

As obras da coleção do ex-banqueiro foram sequestradas após a condenação de Ferreira a 21 anos de prisão por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, em dezembro de 2006. Alguns itens da coleção, entretanto, não foram localizados pela Justiça. A Interpol foi, então, acionada e o governo americano encontrou as telas nos Estados Unidos. Com a falta de informações sobre o paradeiro de algumas obras, Ferreira chegou a ser preso em maio de 2006, por atrapalhar a instrução processual e obstruir a Justiça.

Atualmente, o ex-banqueiro responde a processo em liberdade. Ele e o sobrinho Ricardo Ferreira são acusados de terem tentado reaver ilegalmente dinheiro bloqueado após a falência do banco. A ação penal corre na 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade