PUBLICIDADE

Protestos em apoio às ciclovias de SP acontecem nesta sexta

Pelo menos 23 cidades do Brasil e 14 pelo mundo terão manifestações de ciclistas

26 mar 2015 - 21h29
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em São Paulo, mais de 7 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook</p>
Em São Paulo, mais de 7 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook
Foto: Facebook / Reprodução

Ciclistas de diversas cidades do Brasil e até de outros países irão protestar, nesta sexta-feira (27), contra a paralisação das obras das ciclovias em São Paulo, determinada pela Justiça de São Paulo. As manifestações estão sendo organizadas por meio das redes sociais.

No Brasil, pelo menos 23 cidades têm manifestações marcadas, de acordo com o blog Vá de bike, enquanto outras 14 localidades pelo mundo também terão protestos. Só em São Paulo, 7,1 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook. Clique aqui para conferir os pontos de encontro.

Decisão judicial 

A decisão do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Luiz Fernando Rodrigues Gerra, tomada na última quinta-feira, impede que a Prefeitura de São Paulo continue construindo ciclovias na cidade. A medida foi anunciada após uma ação movida pela promotora de Habitação e Urbanismo Camila Mansour Magalhães da Silveira, que alega que teria faltado planejamento para a instalação das ciclovias.

Silveira foi acusada por Daniel Guth, diretor da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), de ser favorável a uma política rodoviarista, que ignora outros meios de deslocamento que não os carros. “A senhora questiona a importância da bicicleta na cidade, a senhora advoga em favor do carro inúmeras vezes, dizendo que é o veículo que mais movimenta a economia.”

Protesto em SP 

Na capital paulista, o protesto está agendado para as 18h desta sexta-feira, na Praça do Ciclista, que fica na Avenida Paulista, perto da Rua da Consolação.

Até agora, mais de 6 mil pessoas já confirmaram presença na página do evento no Facebook, que traz o seguinte texto: “Venha com sua bicicleta, skate, patins, correndo ou qualquer outra forma não poluente de locomoção. Traga faixas, cartazes, venha com alegria reivindicar uma vida mais segura e saudável nas cidades brasileiras”.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade