Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil

Publicidade

Presidente do STF pede retirada de sigilo do caso Master

Edson Fachin solicitou nesta quinta-feira (10/09) ao ministro André Mendonça o envio de informações relativas a uma das petições que trata do Caso Master.

10 set 2026 - 23h29
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O presidente do STF, Edson Fachin, pediu a retirada do sigilo parcial das investigações do caso Master ao relator André Mendonça. O processo gerou atritos com Alexandre de Moraes, após relatórios cruzados da PF apontarem supostas irregularidades de ambos os magistrados. Em resposta à crise, Fachin retirou Moraes da relatoria do Inquérito das Fake News e marcou uma sessão plenária para 15 de setembro, a fim de analisar os dados e avaliar uma possível investigação formal contra Moraes.
Edson Fachin pediu a André Mendonça o levantamento de sigilo de petição que será tema de encontro do plenário do STF na próxima terça-feira (15/09)
Edson Fachin pediu a André Mendonça o levantamento de sigilo de petição que será tema de encontro do plenário do STF na próxima terça-feira (15/09)
Foto: Gustavo Moreno/STF / BBC News Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, pediu nesta quinta-feira (10/09) a retirada do sigilo de parte das investigações sobre o caso Master.

Fachin solicitou ao ministro André Mendonça, relator de investigações e ações sobre o banco no STF, o envio de um HD com informações relativas a uma das petições que trata do caso, a petição 16.662 (que teve origem na petição 15.556) — com exceção de dados cujo sigilo é considerado "imprescindível".

As informações devem ser enviadas para o gabinete da presidência do STF e dos demais ministros, solicitou Fachin.

Na semana passada, Mendonça protagonizou um embate com o ministro Alexandre de Moraes no âmbito dessas investigações.

Em 1º de setembro, através da petição 16.662, Mendonça levantou o sigilo de um relatório da Polícia Federal (PF) com indícios de que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, teria pedido conselhos e trocado informações com Moraes.

Dois dias depois, Moraes rebateu e retirou o sigilo de relatórios da inteligência da PF sobre supostas condutas irregulares de Mendonça, o qual teria agido contra Moraes e outros colegas de tribunal.

Até então relator do polêmico Inquérito das Fake News, Moraes também havia pedido a inclusão de Mendonça nesta investigação. Na quarta-feira (09/09), Fachin decidiu tirar de Moraes a relatória deste inquérito.

O presidente do STF decidiu convocar uma sessão plenária para 15 de setembro para analisar a petição 16.662, com potencial para possível abertura de investigação contra Moraes.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra