Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Zema escolhe Eduardo Girão como vice em sua chapa

Governador anunciou chapa pura após não conseguir fechar alianças com outras siglas

4 ago 2026 - 16h58
(atualizado às 17h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Candidato a presidente, Romeu Zema (Novo) definiu nesta terça-feira que o senador Eduardo Girão (Novo-CE) será o vice em sua chapa. A opção pela chapa pura ocorre após o ex-governador de Minas Gerais não conseguir formar alianças com outros partidos e a um dia do prazo final para as convenções partidárias.

Em comunicado obtido pelo Estadão, Zema e o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, afirmaram que Girão é a "melhor opção" em busca de um Brasil melhor.

"Sempre disse que gostaria de um parceiro de chapa que fosse uma pessoa decente e ficha limpa. Em oito anos como senador, Girão demonstrou toda a sua coragem e integridade para enfrentar o abuso de poder, a censura e a farra dos intocáveis de Brasília. Não poderia ser outra pessoa", afirmou o candidato do Novo ao Palácio do Planalto.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) será o vice de Romeu Zema na disputa pelo Palácio do Planalto
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) será o vice de Romeu Zema na disputa pelo Palácio do Planalto
Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

O mandato de Girão no Senado termina no início de 2027. Ele foi um dos pivôs da briga entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). Michelle queria que Girão fosse candidato a governador do Ceará apoiado pelo PL, enquanto Flávio e outros bolsonaristas do Estado fecharam apoio do partido a Ciro Gomes (PSDB).

Girão afirmou que aceitou o convite de Zema e que encara a candidatura como uma "missão existencial". "Pelos brasileiros sedentos por Justiça, quero levar o que nós acreditamos e já defendemos em nossos mandatos aos quatro cantos do país: mais segurança, mais prosperidade, mais defesa da Vida e Família, e menos abusos dos intocáveis que tomaram conta do poder público", disse ele.

O senador já havia retirado a pré-candidatura ao Executivo cearense na convenção estadual do Novo.

Zema tentou atrair o Podemos para sua coligação e ofereceu a vice ao empresário Geraldo Rufino (Podemos). O partido optou pela neutralidade na eleição presidencial e lançou Rufino como candidato ao Senado por São Paulo.

Para o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, o senador cearense é a melhor escolha para "acabar com os intocáveis de Brasília", mote da campanha de Zema.

"O senador Girão traz a experiência e a competência de quem teve um mandato exemplar no Legislativo. Junto com Romeu Zema, eles representam a coragem para enfrentar os intocáveis de Brasília e o compromisso ético necessário para liderar o país", afirmou ele.

A oficialização da chapa pura confirma também que a campanha de Zema não terá tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

O Partido Novo não superou a cláusula de barreira na eleição de 2022 e, portanto, perdeu o direito ao horário eleitoral gratuito.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra