PUBLICIDADE

Política

Reunião com Cunha: Dilma promete mais diálogo com Congresso

A reunião, que contou com a presença de Renan Calheiros e Michel Temer, foi a primeira com novo presidente da Câmara

5 fev 2015 - 15h55
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante eleição para presidência da Casa. 1/1/2015
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante eleição para presidência da Casa. 1/1/2015
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A presidente Dilma Rousseff fez nesta quinta-feira sua primeira reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No encontro, que contou com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do vice-presidente Michel Temer (PMDB), a petista voltou a prometer mais diálogo com o Congresso Nacional.

Renan disse, depois da reunião, que foi "uma conversa institucional" e que ficou clara a "necessidade de conversar mais". Segundo ele, Dilma se comprometeu a abrir um diálogo periódico com o Congresso, mas não marcou uma nova reunião. Eles não trataram de temas específicos, de acordo com Renan, nem mesmo o encaminhamento da reforma política, bandeira de campanha da presidente e que também é defendida por Cunha e ele.

O vice-presidente Michel Temer foi na mesma linha, e relatou a auxiliares que a reunião pregou uma relação harmoniosa entre os poderes.

Desde o primeiro mandato, Dilma tem prometido aos aliados e ao Congresso que estreitará relações, mas parlamentares reclamam que ela nunca se aproximou de deputados e senadores, que costumam criticar a articulação política do Palácio do Planalto.

Cunha impôs uma derrota em primeiro turno ao candidato do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP), no último domingo (1º), na disputa pelo comando da Câmara. No dia seguinte, recebeu um telefonema de Dilma que o cumprimentou pela vitória. Ele informou que a presidenta foi "gentil" e que teria demonstrado disponibilidade para conversar.

Desde que assumiu a presidência, Cunha tem dito que não será oposição na presidência, mas que terá uma postura de independência diante do Executivo. 

Além dos peemedebistas, participaram da reunião os ministros Pepe Vargas (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Casa Civil).

Com informações da Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade