PUBLICIDADE

Política

Renan promete esclarecimento à Justiça; Cunha diz que se manifesta quando souber de conteúdo

6 mar 2015 - 23h11
(atualizado às 23h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeu nesta sexta-feira esclarecimentos à Justiça sobre suposto envolvimento em esquema de corrupção na Petrobras, enquanto o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou que irá se pronunciar quanto tiver acesso a conteúdo do caso.

Ambos são alvo de investigação autorizada nesta sexta-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator do caso, após pedido de inquérito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

“Nas democracias todos – especialmente os homens públicos – estão sujeitos a questionamentos, justos ou injustos. A diferença está nas respostas. Existem os que têm o que dizer e aqueles que não. Quanto a mim darei todas as explicações à luz do dia e prestarei as informações que a Justiça desejar”, disse Renan em nota à imprensa divulgada no site da Presidência do Senado.

Mais cedo, Renan havia pedido acesso a delações envolvendo seu nome no âmbito da operação Lava Jato, da Polícia Federal, e ao pedido de investigação elaborado pelo Ministério Público, entregue à Suprema Corte na terça-feira.

“Como maior interessado no inquérito, apesar do atropelamento do Ministério Público que poderia ter evitado equívocos me ouvindo preliminarmente, considero que este é único instrumento capaz de comprovar o que venho afirmando desde setembro do ano passado”, disse Renan.

Já Eduardo Cunha utilizou sua conta no Twitter para dizer que “a confirmação de que o PGR pediu abertura de inquérito contra mim merecerá a devida resposta asssim que tiver conhecimento do conteúdo”.

Na quinta-feira, o deputado aproveitou reunião de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Petrobras na Câmara para se colocar à disposição e ser inquirido pelos colegas.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade