PUBLICIDADE

Política

PF deflagra a 26ª fase da Operação Lesa Pátria e cumpre mandados de busca em 8 Estados

16 abr 2024 - 08h38
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16, a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar mais pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados. Ao todo, segundo a Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF, foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nos Estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

De acordo com a PF, foi determinada também a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

Conforme a Polícia Federal, apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os crimes apurados no âmbito da operação da PF constituem, em tese, em crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade