PUBLICIDADE

Política

Oposição dá passo para convocar ministro para explicações

Se requerimento for aprovado na Câmara, Ricardo Vélez Rodríguez é obrigado a comparecer a uma audiência com os deputados no plenário

6 fev 2019 - 13h56
(atualizado às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) anunciou na manhã desta quarta-feira, 6, que a oposição reuniu 176 assinaturas para apresentar um requerimento de convocação do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para que ele explique declarações supostamente pejorativas contra brasileiros.

Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez
Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez
Foto: Ernesto Rodrigues / Agência Brasil

Em entrevista à revista Veja, o ministro afirmou que "brasileiro viajando é um canibal". "Rouba coisas dos hotéis, rouba assentos salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola", disse.

Para Molon, é inaceitável a postura do ministro. "São declarações inaceitáveis para um ministro da Educação. Alguém que nasceu em outro País e exerce um cargo tão alto no nosso não pode desferir um ataque tão grave à honra dos brasileiros", afirmou.

O requerimento precisará ser votado pela Câmara. Se for aprovado, o ministro é obrigado a comparecer a uma audiência com os deputados no plenário da Casa. Se ele não for, pode ser punido por crime de responsabilidade.

Veja também:

Casa Civil diz que proposta para Previdência será definida por Bolsonaro semana que vem:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade