PUBLICIDADE

Política

Novas imagens mostram ação do GSI e de invasores do Planalto no 8 de janeiro

Vídeos do dia do ataque foram entregues ao STF após quebra de sigilo determinada pelo ministro Alexandre de Moraes

23 abr 2023 - 12h55
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários
 Imagens foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF)
Imagens foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF)
Foto: Reprodução/Redes sociais

Novas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto registraram a atuação de servidores e militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante a invasão do dia 8 de janeiro. As imagens foram entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado, 22, após o ministro Alexandre de Moraes determinar quebra de sigilo.

A ordem do ministro é desdobramento da divulgação de imagens que mostram o então chefe do GSI, Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no dia do ataque que deixou destruídos os prédios do Planalto, do Congresso Nacional e do STF. As imagens do circuito interno de segurança foram veiculadas pela CNN Brasil, na quarta-feira, 19.

As imagens entregues neste sábado mostram a atuação de José Eduardo Natale no dia do ataque. Nos trechos, o militar do GSI conversa com os invasores dentro do Palácio e tenta retirar os vândalos de um dos andares do anexo. A ação aconteceu entre 15h56 e 16h29.

Segundo o portal Metrópoles, ao todo, foram entregues ao STF mais de 200 horas de gravações, de 33 câmeras de segurança espalhadas pelos quatro andares do edifício. 

Caso Gonçalves Dias

A presença do general Gonçalves Dias no Palácio do Planalto veio à tona após divulgação de um vídeo pela CNN Brasil. Nas imagens, é possível ver que o general estava no Palácio do Planalto por volta das 16h30, momento em que os invasores já estavam lá.

O general Gonçalves Dias pediu demissão do cargo na quarta-feira, 19, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com chefes de outras pastas. Durante viagem a Portugal, neste sábado, 22, Lula afirmou que iria decidir sobre o GSI quando voltasse ao Brasil. O órgão está sendo comandado, de forma interina, por Ricardo Cappeli

Sobre o vídeo, o GSI afirmou que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança. Em um primeiro momento, eles tentavam evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar. A partir de então, o reforço do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal viria a realizar a prisão dos invasores.

"Quanto às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados", informou.

A pasta ainda destacou que as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de inquérito policial instaurado no âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal) e que o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade