Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos

Deputada estadual já estava sendo cotada pelo chefe do Executivo para assumir a Pasta

9 set 2024 - 16h01
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Lula ao lado da nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo
Presidente Lula ao lado da nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo
Foto: Reprodução/Instagram/@lulaoficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A petista já vinha sendo cotada para assumir a Pasta desde a demissão de Silvio Almeida na sexta-feira, 6, após uma série de acusações de assédio contra várias mulheres, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

"Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho", declarou o presidente Lula por meio das redes sociais.

Macaé Evaristo agradeceu o convite do presidente Lula para assumir o cargo: "É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta direito".

A secretária nacional de Finanças e Planejamento PT, Gleide Andrade, parabenizou a escolha da colega de sigla para ocupar a Pasta: "A deputada Macaé Evaristo é a nova Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. Obrigado, presidente Lula. Nós, mineiros, estamos muito orgulhosos e temos certeza de que a deputada está à altura do cargo e contribuirá muito para as políticas de Direitos Humanos no Brasil".

Macaé Evaristo é professora desde os 19 anos e foi eleita deputada estadual por Minas Gerais em 2022. Ela é graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em Educação. Durante a transição entre os governos Jair Bolsonaro (PL) e Lula 3, ela fez parte do grupo de trabalho da educação. 

Também foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte entre 2005 e 2012 e secretária estadual de Educação de Minas Gerais entre 2015 e 2018. Entre 2013 e 2014, ela liderou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação

Entre os programas de maior relevância em sua passagem pelo MEC, está o de cotas no Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, pessoas negras e indígenas.

Macaé Evaristo: quem é a mulher que assumirá lugar de Silvio Almeida Macaé Evaristo: quem é a mulher que assumirá lugar de Silvio Almeida

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade