PUBLICIDADE

Lava Jato

PF investiga papel de assessora e advogados de Vaccarezza

23 ago 2017 - 12h48
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois advogados e uma assessora do ex-deputado Cândido Vaccarezza são os alvos da 45ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada hoje (23) pela Polícia Federal (PF). Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão na chamada Operação Abate II, decorrentes do aprofundamento das investigações da Operação Abate, deflagrada há cinco dias e que culminou na prisão de Vaccarezza.

A etapa anterior da Lava Jato havia tratado da contratação da empresa Sargeant Marine, dos Estados Unidos, pela Petrobras, entre 2010 e 2013.

Segundo a PF e o Ministério Público Federal (MPF), o ex-deputado utilizou a influência decorrente do cargo para facilitar o acerto de doze contratos que renderam à empresa norte-americana o valor de aproximadamente US$ 180 milhões. Em contrapartida, ainda segundo a investigação, Vaccarezza recebeu propinas de mais de US$ 430 mil por contrato.

As informações colhidas durante a Operação Abate permitiram à PF a identificação de novos suspeitos. Ao serem interrogados, os operadores Jorge Luz e Bruno Luz disseram que os advogados Thiago Cedraz e Sérgio Dantas participaram das tratativas para contratação da Sargeant Marine pela Petrobras. Ainda segundo os depoimentos, os advogados receberam comissões das propinas pagas pela empresa dos Estados Unidos.

Cândido Vaccarezza
Cândido Vaccarezza
Foto: Agência Brasil

Thiago Cedraz é filho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz. A PF ressaltou que as investigações não estão relacionadas ao tribunal.

Os dois advogados foram alvo dos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje de manhã. A Operação Abate II também investiga a participação de uma assessora de Vaccarezza Ana Cláudia de Paula Albuquerque, suspeita de atuar em favor da Sargeant Marine e de ter recebido parte das propinas destinadas ao ex-deputado.

veja também:

Polícia Federal - A Lei é Para Todos Trailer (2):
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade