PUBLICIDADE

Lava Jato

Militantes aguardam último discurso de Lula antes de prisão no Paraná

Segundo despacho do juiz Sergio Moro, o ex-presidente deveria ter se apresentado à Polícia Federal até as 17h desta sexta-feira. Mesmo após o prazo, clima foi de incerteza sobre o que Lula faria.

6 abr 2018 - 17h52
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Celulares em riste, bandeiras vermelhas e ao som helicópteros, o clima é de incerteza e expectativa para o último discurso de Lula em São Bernardo do Campo antes de ser preso. A sexta-feira foi de dúvidas também sobre o que o ex-presidente faria diante da ordem do juiz Sergio Moro de se entregar voluntariamente à Polícia Federal até as 17h.

Mesmo depois de 40 minutos do prazo esgotado, o petista ainda não havia subido ao palanque para falar aos militantes que rodeavam o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Enquanto isso, figuras da esquerda se alternavam no microfone e no carro de som, como os pré-candidatos à presidência Manuela D'Ávila (PC do B) e Guilherme Boulos (PSOL); e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Madrugada no sindicato

Após sua prisão ser decretada, Lula se encaminhou no final da tarde de quinta-feira para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, um local de grande simbolismo para o ex-presidente por ter sido onde ele despontou como líder sindical e iniciou sua carreira política.

Ele passou a noite no local, reunido com apoiadores e lideranças sindicais e de outros partidos além do PT. Discutia-se qual seria sua atitude perante o pedido de prisão: cumprir a determinação do juiz federal Sérgio Moro e se entregar na sede da Polícia Federal em Curitiba ou permanecer no sindicato e aguardar pela polícia ali.

A sexta-feira é de grande expectativa não só em torno de qual seria sua decisão como também porque seus advogados entraram com um novo pedido de habeas corpus, desta vez no Supremo Tribunal de Justiça.

A defesa de Lula alegava que era preciso esperar o julgamento dos recursos finais no TRF-4, conhecidos como embargos dos embargos, antes da ordem de prisão. O pedido foi recusado.

Veja também:

Gleisi Hoffmann e advogado de Lula reagem a mandado de prisão:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade