PUBLICIDADE

Política

"Infelizmente essas catástrofes acontecem", diz Bolsonaro após sobrevoo em PE

Presidente visitou área atingida por fortes chuvas no Estado; número de mortos já passa de 90

30 mai 2022 - 11h17
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Jair Bolsonaro durante desembarque na Base Aérea de Recife
Jair Bolsonaro durante desembarque na Base Aérea de Recife
Foto: Anderson Riedel/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou regiões atingidas pelas fortes chuvas em Recife e municípios próximos em Pernambuco nesta segunda-feira, 30. Na sequência, Bolsonaro e alguns de seus ministros concederam coletiva de imprensa. Em declaração, Bolsonaro lamentou as mortes, que já passam de 90, mas acrescentou que "infelizmente essas catástrofes acontecem".

"Um país continental tem problemas", seguiu. "Nós tivemos esses problemas em Petrópolis (RJ), no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais".

"Estamos obviamente tristes, manifestamos nosso voto de pesar aos familiares. Nosso objetivo é confortar os familiares e com, meios materiais, atender à população", completou o presidente.

Vídeos mostram destruição causada pelas chuvas em Recife:

Ao lado de autoridades como Exército e Defesa Civil, o chefe do Executivo ainda prometeu ajuda para a região. "Tudo o que pudermos fazer para entregar diretamente para interessados, sem passar por governadores e prefeitos, faremos (...) Vamos dar apoio aos municípios e ao governo do Estado. O governo federal está sempre alerta para atender à população, independente de pedidos das autoridades locais".

Críticas a governadores 

Mesmo após dizer que não se deve fazer política em cima da tragédia em Pernambuco, Bolsonaro aproveitou a coletiva de imprensa para criticar governadores desafetos.

De acordo com o presidente, "faltou iniciativa" por parte do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que não compareceu à coletiva de imprensa. "Governador tem que esquecer questão política, arregaçar as mangas e vir trabalhar e não fazer política em cima da desgraça de alguns. Talvez, acho melhor ele não estar presente aqui", afirmou.

Jair Bolsonaro durante declaração à imprensa
Jair Bolsonaro durante declaração à imprensa
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Correligionário de Geraldo Alckmin, Câmara apoia a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. O petista, natural de Pernambuco, tem grande popularidade no Estado.

Calamidade e liberação de recursos

Na coletiva de imprensa, Bolsonaro anunciou ainda a concessão de créditos sem juros do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para as famílias que sofrem com as fortes chuvas em Pernambuco. A União reconhecerá a situação de calamidade no Estado, mas é que necessário que os governos locais façam o mesmo para a liberação do benefício.

Acompanhando o presidente na viagem, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, também falou em liberar recursos do FGTS para moradores de regiões atingidas, além de crédito com seis meses de carência.

Pessoas tentam fugir de alagamento nadando no Recife (PE):

* Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade