PUBLICIDADE

Política

Fachin vota por STF decretar medidas contra parlamentares

11 out 2017 - 11h44
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro do STF Edson Fachin 02/02/2017 REUTERS/Adriano Machado
Ministro do STF Edson Fachin 02/02/2017 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta quarta-feira voto favorável a que a corte possa decretar medidas cautelares contra parlamentares, como o eventual afastamento do exercício do mandato, sem a necessidade de aval do Congresso.

O voto foi proferido durante julgamento pelo plenário do Supremo de uma ação movida por três partidos políticos, que terá repercussão direta no caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado do Senado há duas semanas pela Primeira Turma do STF.

Em seu voto, o relator da ação afirmou que o pedido dos partidos, de considerar ilegal a adoção de medidas cautelares exclusivamente pelo poder Judiciário, é totalmente improcedente.

Fachin afirmou que é "evidentemente inaplicável" que a adoção de medidas cautelares seja submetida ao crivo da Câmara dos Deputados ou do Senado. "Entendo que é evidentemente inaplicável para medidas cautelares penais", disse.

Veja também

Líder da Catalunha adia ações de declaração de independência:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade