PUBLICIDADE

Política

Dilma recebe Mujica em Brasília para 'encontro privado entre amigos'

10 nov 2013 - 17h59
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dilma votou hoje na eleição interna do PT</p>
Dilma votou hoje na eleição interna do PT
Foto: Uiara Lopes / SNC-PT / Reprodução

O presidente do Uruguai, José Mujica, foi recebido neste domingo em Brasília pela presidente Dilma Rousseff para uma reunião que, segundo fontes oficiais do governo, será um "encontro privado" e "entre amigos". Mujica chegou ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência brasileira, à frente de uma comitiva integrada por vários funcionários de seu governo, entre eles, seu ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro. Dilma recebeu Mujica na entrada da residência, à qual chegou depois de ter votado nas eleições internas do PT, que hoje elege a sua nova direção nacional.

Fontes do governo uruguaio informaram nesta semana que a visita de Mujica seria realizada na sexta-feira, mas o encontro acabou adiado para hoje. O anúncio oficial em Montevidéu foi feito ontem pelo chefe da Casa Civil, Diego Cánepa, após uma reunião de Mujica com seu conselho de ministros.

Segundo Cánepa, o presidente do Uruguai tem interesse em discutir com Dilma as negociações entre o Mercosul e a União Europeia, além da situação do Haiti, onde ambos os países têm tropas à serviço da ONU.

Em relação às conversas entre o Mercosul e a União Europeia, que se desenvolvem sem sucesso há mais de uma década, Cánepa explicou que Uruguai, Brasil e Paraguai "já têm pronta a oferta" que será apresentada à UE, mas, segundo ele, a Argentina "vive uma realidade diferente". Cánepa ressaltou que o Uruguai deseja "avançar nesse tema e consolidar as ofertas", já que um acordo comercial com a UE "pode trazer grandes benefícios" ao Mercosul.

Na reunião de hoje, Dilma estava acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e pelo assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, além de outros ministros.

De acordo com as fontes oficiais consultadas pela agência EFE, não está previsto que Dilma e Mujica atendam os jornalistas após a reunião nem a emissão de um comunicado oficial sobre o encontro. Fontes diplomáticas disseram que, após a reunião com a presidente brasileira, Mujica voltará diretamente para Montevidéu, já que o governante uruguaio terá reunião na segunda-feira com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Caracas.

Dilma, por sua parte, viajará na manhã de segunda-feira a Lima, onde terá uma série de reuniões com o presidente peruano, Ollanta Humala, e participará de um fórum empresarial. A viagem de Dilma a Lima estava prevista para ocorrer ainda nesta noite, mas, devido à visita de Mujica, acabou sendo adiada para amanhã, informaram fontes oficiais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade