Despedida de Barroso tem destaque para elogios a Alexandre de Moraes
Cerimônia no STF reuniu autoridades que destacaram atuação do ministro em período de tensão institucional
A cerimônia de despedida de Luís Roberto Barroso na presidência do STF destacou elogios à atuação do ministro Alexandre de Moraes em momentos críticos para a democracia brasileira.
A cerimônia que marcou o fim da gestão de Luís Roberto Barroso à frente da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta semana, foi marcada por discursos que destacaram a atuação do ministro Alexandre de Moraes em momentos considerados críticos para a democracia brasileira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O advogado-geral da União, Jorge Messias, foi um dos primeiros a se pronunciar. Em sua fala, ressaltou a postura do ministro durante os últimos anos: “Lealdade à pátria só os verdadeiros patriotas puderam demonstrar nesse período. Não só a coragem, mas a condição própria de servidor que o ministro Alexandre de Moraes demonstrou sem se intimidar".
O ministro Gilmar Mendes também fez referência aos desafios enfrentados pela Corte, mencionando os ataques sofridos pelo STF durante o período.
“O STF foi alvo de ataques durante a gestão de Barroso. Um dos momentos mais complexos da história, em que um grupo político tentou submeter a soberania nacional às conveniências de outras nações — situação que exigiu coragem.”
Em seguida, completou: “Singularidade da atuação do ministro Alexandre de Moraes, papel heróico.”
Já o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, destacou a trajetória de Moraes à frente de temas sensíveis no Judiciário.
“A atuação do ministro Alexandre de Moraes, afirmo, que a trajetória é motivo de orgulho para a OAB. Em tempos de ruídos democráticos, Vossa Excelência foi âncora e, quando necessário, foi escudo da República, seguido por seus pares. Aqui faço uma destacada homenagem ao ministro Alexandre de Moraes".

